A justiça acatou nesta segunda-feira (15), o pedido do Ministério Público Federal e Estadual, junto ao Ministério do Trabalho, que seja suspensa a vacinação direcionada ao restante dos profissionais de saúde, promovendo a ampliação e permanência da aplicação das vacinas ao grupo prioritário referente aos idosos acima de 60 anos.
O secretário executivo de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, falou sobre o assunto e assegurou que as doses destinadas a essa determinação serão as da nova remessa que está prevista para a próxima semana.
O gestor assegurou que essa medida vale para todos os municípios da Paraíba, e alertou todos os secretários municipais de Saúde para que cumpram a determinação.
A liminar dos ministérios requerida a justiça, leva em consideração o quantitativo das doses de vacinas ainda existentes no estado.
Em vídeo, o secretário falou ainda sobre o prazo e cronograma do governo federal em relação a produção e entrega de novas vacinas. Segundo ele, “não há uma cronologia ainda determinado pelo Ministério da Saúde, desde que a produção do Instituto Bio Manguinhos, da FioCuz, que contemplará a vacina AstraZenica/Orfoxd e a produção do Instituto Butantan, ela (a vacinação) só será regularizada provavelmente a partir do mês de março com uma média de 600 mil doses diárias cada uma”.
Por Paraíba Master