O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou que todo o estado vai ter um toque de recolher entre 22h e 5h, com exceção de profissionais de serviços essenciais. A medida entra em vigor a partir desta quinta-feira (18) e vale até o próximo dia 28. O objetivo é minimizar a disseminação de Covid-19 no Ceará, que vive um momento crítico da pandemia.
Entre as medidas de restrição estão:
- Suspensão das atividades presenciais em escolas e universidades públicas e particulares (a partir de sexta-feira);
- O comércio continua funcionando até 20h de segunda a sexta;
- Apenas serviços essenciais podem funcionar depois de 20h;
- Sábados e domingos, os restaurantes só podem funcionar até 15h;
- Sábados e domingos, todo o comércio, inclusive shoppings, só podem funcionar até 17h;
- Todos os espaços públicos do Ceará serão fechados diariamente a partir de 17h;
- Todo o serviço público (estadual e municipal) será remoto com exceção das atividades essenciais;
- Barreiras sanitárias continuam em Fortaleza (e haverá recomendação para cidades do interior nesta quinta-feira);
- Transporte intermunicipal funcionando com fiscalização reforçada.
O governador destaca ainda que é importante seguir os protocolos de segurança sanitária e recomenda o isolamento social.
“Quero fazer um apelo para que as pessoas se conscientizem para importância de atender as recomendações das autoridades sanitárias. Precisamos diminuir a circulação de pessoas no Ceará e ainda assim não atingir fortemente a economia”, pontuou.
Nesta quinta-feira, será realizada uma reunião virtual com todos os 184 prefeitos do Estado para abordar as novas medidas.
Por Paraíba Master