Uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Campina Grande prevê a implantação de um roteiro turístico integrado aos municípios da região da Borborema.
Na quarta-feira (17), representantes da Prefeitura, do Sebrae e de municípios circunvizinhos à Campina Grande participaram de uma reunião para discutir a elaboração de um roteiro integrado que tem como objetivo a valorização do ecoturismo regional e o desenvolvimento do empreendedorismo através dos micro e pequenos negócios do turismo.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, explicou que a implementação do Roteiro Turístico visa integrar e fomentar o turismo regional, tendo como destino indutor a cidade de Campina Grande, ligando os municípios de Fagundes, Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras e Ingá, proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável, a valorização da cultura local, o empreendedorismo, a integração e o fortalecimento das micro e pequenas empresas.
“A proposta da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima em parceria com o SEBRAE e com outros municípios é de qualificar a oferta e com isso, aumentar a permanência do turista na região. Tudo através do fortalecimento da identidade turística regional e a melhoria da qualidade e da gestão dos serviços turísticos”.
Participaram do encontro: a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, representando o prefeito Bruno Cunha Lima, o Coordenador de Desenvolvimento Local, Jonnas Costa, o Coordenador de Turismo de Campina Grande, Miguel Ângelo Gomes; o prefeito da cidade de Queimadas, Carlinhos de Tião; o prefeito da cidade de Cabaceiras, Tiago Castro; o prefeito de Boqueirão, João Marcos de Freitas; o prefeito de Ingá, Robério Burity, e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo do município de Fagundes, Ana Paula Emiliano Martins; além do gerente da agência regional do SEBRAE em Campina Grande, João Alberto Miranda Leite.
Outros pontos abordados durante o encontro:
- Criação de uma rota cultural que contemple todos os municípios;
- Carta de intenções com requisição de melhorias para a infraestrutura turística no que compete aos municípios;
- Elaboração de material audiovisual para vender a região e a integração dos roteiros;
- Elaboração alinhada dos planos municipais de turismo;
- Explorar vinda de técnicos de outras regiões do país para possível workshop de políticas públicas de turismo.
Por Paraíba Master com Codecom-CG