Após a realização de um esforço concentrado por parte de diversas Secretarias da Prefeitura de João Pessoa, o Mercado Central retoma seu funcionamento nesta terça-feira (9).
O local foi interditado no domingo (7) e nesta segunda-feira (8) para receber ações integradas coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Defesa Civil, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Guarda Civil Municipal, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Corpo de Bombeiros. Desde o dia 25 de fevereiro, agentes da Sedurb trabalham para solucionar problemas em algumas partes da estrutura que aconteceram em decorrência das fortes chuvas no local.
“Há mais de dez anos o Mercado não recebia um serviço efetivo de manutenção. Tivemos a confirmação das condições precárias confirmadas pelos próprios comerciantes, que sofriam com o abandono de um espaço tão importante para nossa economia. Esse trabalho é só o primeiro passo de uma grande reestruturação que o Mercado irá receber em breve. Já estamos elaborando o projeto de melhorias para o local e, em breve, será anunciado”, reiterou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.
Um dos maiores problemas encontrados foi a quantidade de instalações clandestinas de água e esgoto e de pias inadequadas, sem higiene alguma e proporcionando a proliferação de insetos. “Fizemos a demolição desses equipamentos, que estavam em situação crítica, e vamos instalar pias portáteis pelo mercado, como já existe em outros, com as condições higiênicas viáveis para um espaço onde se comercializa alimentos. Essas estruturas foram erguidas sem o menor planejamento e usando água proveniente de ligação irregular”, reiterou o secretário.
Funcionamento
Nesta terça o mercado reabre as portas para a população, em seu horário normal. A Sedurb vai continuar atuando no espaço, garantindo o ordenamento e melhorias nas instalações, mas a maior parte dos serviços já estará concluída e as atividades das equipes não vão apresentar nenhum risco aos feirantes e consumidores.
Por Paraíba Master com Assessoria