Depois de ter todas as condenações relacionadas às investigações da Operação Lava Jato anuladas pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez um pronunciamento sobre o assunto. Tal pronunciamento tinha previsão para acontecer nesta terça-feira (09), porém, o STF marcou para o mesmo horário a coletiva o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro na Segunda Turma da Corte.
O ex-presidente comentou sobre seu tempo na prisão e acerca do grande número de desempregados no Brasil, além das mortes ocasionadas pela pandemia da covid-19 no e a responsabilidade do atual governo federal no cenário da saúde. Além do cenário pandêmico, Lula criticou o tema do armamento no país e o papel do ex-ministro Sérgio Moro em sua atuação na Operação Lava-Jato.
Foi afirmado pelo mesmo, que durante o momento em que esteve preso, teve seu sofrimento amenizado pelo acompanhamento de inúmeros brasileiros torcendo por sua saída.
Lula elogiou o trabalho da imprensa livre e declarou sua felicidade do posicionamento midiático da comunicação em retratar a verdade política brasileira na atualidade.
Acima de tudo, o ex-presidente agradeceu todos que favoreceram sua presença no local, aos seus advogados e ao ministro Edson Fachin, por reconhecerem que não houveram crimes da sua parte. Agradeceu também ao Papa Francisco, pelo recebimento de uma carta do mesmo, além de recebê-lo no Vaticano. Além do papa, inúmeras outras autoridades nacionais e internacionais, receberam o agradecimento do Lula.
“Esse país não tem governo” disse Lula ao falar sobre a atual situação do país. Segundo ele, o atual governo brasileiro não cuida do comércio, dos jovens, da educação e dos outros setores de total importância para o país. O ex-presidente expressou sua revolta quanto ao cenário padêmico, e reforçou que o sistema de saúde tem condições de pesquisar e fabricar vacinas, “cadê o nosso Zé Gotinha? O Bolsonaro nos tirou”.
“A lava jato desapareceu da minha vida! Estou satisfeito que tenha sido reconhecido aquilo que meus advogados vem dizendo a muito tempo, ‘o presidente é inocente’, estou dizendo isso há cinco anos”, em momentos finais de seu discurso ele afirmou: “a verdade venceu”.
Para o ex-presidente é possível reverter a situação da covid-19, do desemprego e do caos que se instalou no país e finalizou dizendo “a palavra desistir não existe no meu dicionário”.
Paraíba Master