A partir desta segunda-feira (15), o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) em João Pessoa, retomou os atendimentos ambulatoriais de forma presencial mas em quantidade reduzida e em horários previamente agendados. As consultas previamente marcadas estão mantidas, mas serão atendidas apenas dez pacientes por especialidade e em horários escalonados.
O HULW, comunicou à população, no início do mês, que ocasionado pelo aumento dos casos de covid-19 na Paraíba, consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas seriam suspensas temporariamente. As interrupções ocorreram em dois momentos: de 2 a 5 de março; e de 8 a 12 de março (nesse segundo período, outras atividades já haviam sido retomadas parcialmente).
“Considerando avaliação recente da situação e o retorno, em 8 de março, dos colaboradores que ainda estavam em trabalho remoto, identificamos a possibilidade de retomada geral das consultas ambulatoriais a partir da próxima semana, mas adotando novos fluxos de atendimento, que garantam a segurança de todos”, disse José Eymard Filho, gerente de Atenção à Saúde.
Foi explicado pelo gestor, que tal medida também levou em consideração a necessidade de atendimento de usuários com doenças crônicas, notadamente as relacionadas a maior risco de descompensação aguda, como diabetes, cardiopatias e doenças pulmonares, e a inexistência de unidades de saúde em algumas cidades do Estado, para assistência a algumas dessas patologias.
Ainda foi dito pelo médico Eymard Filho, que para o retorno de todos os atendimentos ambulatoriais, a instituição reforçou as orientações para que não ocorram aglomerações no hospital. Conforme o escalonamento programado, os atendimentos acontecerão da seguinte forma: 7h e 13h – Devem ser admitidos (4) usuários nos locais de atendimento; 9h e 15h – Devem ser admitidos (4) usuários nos locais de atendimento; 11h e 17h – Devem ser admitidos dois (2) usuários nos locais de atendimento.
“Além disso, no intuito de prevenir aglomerações, só devem ser antecipados os horários de atendimento dos usuários que estejam nas tendas quando terminar todo o atendimento do horário anterior”, afirmou José Eymard Filho.
Também foi informado pela gestão do HULW, que os ambulatórios cirúrgicos farão atendimento de pré e pós-operatório de cirurgias essenciais, mas continuam suspensas as cirurgias não-essenciais. Estão mantidas as cirurgias oncológicas e bariátricas, além das oftalmológicas, e também serão feitos exames e procedimentos ambulatoriais previamente agendados.
As visitas de familiares às Unidades de Enfermaria, de Terapia Intensiva e demais setores do hospital, permanecem suspensas. A presença de acompanhantes está mantida nas situações previstas em lei.
Remarcação de consultas
O reagendamento das consultas que foram afetadas pela suspensão dos serviços (de 2 a 5 de março; e de 8 a 12 de março) deve ser feito exclusivamente por telefone, via Central de Marcação de Consultas do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HULW. Os telefones são 3206-0606, 3206-0652, 3206-0656 e 3206-0689. O serviço funciona no horário das 8h às 12h e das 14h às 16h. Não haverá atendimento presencial.
Paraíba Master