O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) decretou o retorno de todos os municípios para a fase vermelha, a mais rígida do protocolo, devido à piora nos indicadores da pandemia do coronavírus no estado.
A medida começa a valer na sexta-feira (19), por 14 dias. A mudança foi anunciada em entrevista coletiva realizada na tarde desta terça (16) de forma on-line. O último decreto mantinha na fase laranja Maceió e região, Zona da Mata e Litoral. Apenas as regiões Agreste e Sertão já estavam na fase vermelha. Para o endurecimento das medidas, o fator determinante foi o aumento da taxa de mortes por Covid-19 no estado, saindo do patamar de 80 óbitos por semana para 131 óbitos por semana.
Na coletiva, o governo deixou claro que não vai paralisar as escolas. As aulas nas escolas particulares continuam acontecendo no modelo híbrido (presencial e on-line). Nas escolas públicas, as aulas acontecem apenas no formato on-line. As instituições religiosas também podem realizar cultos com 30% da capacidade total, assim como academias e salões de beleza. Bares e restaurantes só podem funcionar por meio de delivery.
Por Paraíba Master