Com o slogan “hospital-escola que ensina e transforma o cuidar”, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) lançou uma campanha de comunicação nessa segunda-feira (23). O objetivo é marcar na comunidade o posicionamento da instituição como um ambiente voltado, principalmente, aos serviços de apoio ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação em saúde pública, associado à assistência em saúde de qualidade.
A medida visa a esclarecer para a população paraibana a missão institucional do HULW, que é “Desenvolver ensino, pesquisa e extensão, aliado a uma assistência integral e de qualidade”. Hospital-escola da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Lauro Wanderley é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal cujo princípio é “ensinar para transformar o cuidar”.
“Queremos reforçar para a sociedade que nosso papel principal é o apoio à formação de profissionais, especialmente da área da saúde; paralelo a isso, oferecemos assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde. Daí nossa configuração de hospital-escola, buscando sempre o equilíbrio entre demandas de ensino e assistenciais”, afirmou o superintendente do HULW-UFPB, Marcelo Tissiani. O gestor destacou que, muitas vezes, o Lauro Wanderley é cobrado a apresentar resultados assistenciais grandiosos, mas que, se fossem colocados como meta, desvirtuariam o propósito e a missão da instituição.
Ao longo de mais de quatro décadas, o HULW vem trabalhando na formação de profissionais que respeitem a dignidade humana e sejam agentes transformadores da sociedade. Como hospital-escola, a instituição de saúde é campo para estágios obrigatórios, visitas técnicas e atividades teórico-práticas dos estudantes de graduação, pós-graduação e de ensino técnico, além de prestar serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
CAMPANHA – Nos próximos meses, a Comunicação Social do HULW-UFPB vai produzir peças de divulgação para massificar o slogan “Hospital-escola que ensina e transforma o cuidar”, criado para reforçar a essência e a missão da instituição. O foco principal serão as redes sociais, mas também serão feitas matérias informativas para divulgação na mídia. Inicialmente, o material a ser produzido vai centralizar ações que envolvam os pilares ensino, pesquisa, extensão e inovação.
O slogan “Hospital-escola que ensina e transforma o cuidar” congrega as ideias de transformação, educação e cuidado. Ao unir os verbos ensinar e transformar, o HULW-UFPB reforça o conceito de que o Lauro Wanderley transforma pessoas e vidas, seja dos estudantes que passam pela instituição, seja dos usuários. O verbo transformar também impulsiona o conceito de hospital-escola, colocando tal ambiente como um espaço que está sempre se reformulando, revisitando conceitos e conhecimentos, conforme as mudanças que ocorrem na própria sociedade. Comunidade, aliás, que também é diretamente beneficiada pelo conhecimento que é produzido e reproduzido no HULW.
Na produção das peças de divulgação, a figura do hexágono também estará presente, sempre formando uma imagem que remete à estrutura de uma colmeia (onde cada célula é um hexágono). Ao se utilizar vários hexágonos em cadeia, a mensagem que se busca transmitir é a de gestão do conhecimento. Em uma colmeia, por exemplo, cada abelha serve a um propósito comum que servem à própria comunidade. Da mesma forma, espera-se que em um hospital-escola todos possam interagir e agir, utilizando o conhecimento para o bem da coletividade, alunos, pesquisadores e a própria sociedade.
Sobre a Ebserh – O HULW-UFPB faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Paraíba Master com informações da Assessoria