O município de Conde, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na manhã desta quinta-feira (26) a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o apoio da Secretaria de Trabalho e Ação Social (Setras).
O tema proposto pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) foi: “Assistência Social – direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. O evento foi precedido por cinco pré-conferências, duas na região central da cidade, uma em Jacumã, e a quinta em ambiente virtual, em função das restrições impostas pelo combate ao Coronavírus.
A palestra principal da Conferência foi ministrada pela assistente social Joanete Alves de Almeida, especialista em Gestão Social; Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos; e gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Ela tratou dos direitos sociais como dever do Estado e de como o financiamento público deve ser aplicado no enfrentamento das desigualdades e na garantia da proteção social.
“Esta conferência é um instrumento para que possamos discutir políticas públicas de assistência social no município. Estamos aqui para que as pessoas possam ser ouvidas e a partir daí pensarmos como melhor atender às pessoas que precisam da nossa pasta”, disse Scheilla Barbosa, secretária de Trabalho e Ação Social.
A mesa de debate foi composta pela presidente do CMAS, Silvana Cristina; a secretária do Trabalho e Ação Social, Scheilla Barbosa; o chefe de Gabinete da Prefeita Karla Pimentel, o advogado Hermann Lundgren; o vereador Daniel Júnior; além de uma representante da sociedade civil e uma representante dos povos indígenas.
Todos os protocolos necessários a contenção do avanço da Covid-19 foram observados.
Por Paraíba Master com informações da Secomd