“O professor não pode se aproveitar da audiência cativa dos alunos para promover seus próprios interesses.”
A vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) criticou a doutrinação ideológica nas escolas durante pronunciamento na sessão desta terça-feira (31), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A parlamentar afirmou que é uma prática condenável, mas que acontece em algumas escolas da Capital.
“O professor não pode se aproveitar da audiência cativa dos alunos para promover seus próprios interesses, opiniões ou preferências ideológicas ou religiosas, morais e políticas ou partidárias. Não é ético, é ilegal e é imoral. E também covarde”, afirmou a parlamentar afirmando que foi isso que aconteceu em Criciúma (SC) quando um professor exibiu um clipe considerado de teor erótico e foi exonerado pela prefeitura.
Eliza Virgínia afirmou que o professor não pode prejudicar nem favorecer alunos em razão de convicções políticas pessoais. “O professor não fará propaganda político-partidária em sala de aula, nem incitará seus alunos a participarem de manifestações, atos políticos e passeatas. Foi o que aconteceu na escola FAC, numa foto de um grupo de terceiro ano que tem um professor sinalizando Lula Livre em 2019. Isso é honesto? Isso é correto? Não, não pode. Professor que faz isso tem que ser punido”, defendeu a parlamentar.
A vereadora afirmou que tem um projeto chamado Alô Educação, que hoje funciona na rede social Instagram, mas que vai ser implantado na CMJP, através do portal da Casa, possibilitando a realização de denúncias. “Vamos colocar uma janelinha do ‘Alô Educação’ ligado à ouvidoria para que qualquer pessoa que quiser denuncie qualquer coisa na sua escola, inclusive de forma anônima”, adiantou.
Eliza Virgínia ainda solicitou a volta integral das aulas presenciais. “Tem aluno que precisa da sala de aula para ter condições de estudar. Até show está ocorrendo e por que a escola não pode voltar presencial? Não é eficaz, não está sendo eficiente”, enfatizou a parlamentar se referindo às aulas remotas. Ela salientou ainda que vai realizar uma sessão especial dia 8 de setembro para discutir a implantação do ‘Bônus Regional’ na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Por Paraíba Master com informações da CMJP