O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, por unanimidade, Voto de Aplausos a todos os membros do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) pela realização do II Workshop sobre o “Sistema de Votação Eletrônico no Brasil”. A homenagem foi proposta pelo Presidente do Poder Judiciário estadual, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, e aprovada na sessão ordinária judicial desta quarta-feira (1º), realizada por videoconferência.
O objetivo do evento, ocorrido no último dia 27 de agosto, foi apresentar ao público interno e externo os principais elementos acerca da segurança dos sistemas eletrônicos de votação da Justiça Eleitoral, de forma que, os magistrados e servidores estejam capacitados a replicar os argumentos técnicos, e a sociedade civil possa participar do debate e contribuir com a discussão e o aperfeiçoamento da eficiência e segurança dos serviços ofertados pelo órgão público.
O Desembargador-Presidente do TJ parabenizou o Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, da Corte Eleitoral, pelo workshop, que buscou esclarecer dúvidas diante da polêmica surgida no Brasil quanto às urnas eletrônicas. “Foi muito interessante o evento e esclarecedor para a população quanto à segurança das urnas eletrônicas e lisura das eleições”, disse o Desembargador Saulo Benevides.
Ainda segundo o Presidente do TJ, a Justiça Eleitoral tem dado um exemplo muito forte à sociedade brasileira, realizando eleições e divulgando o resultado num prazo muito pequeno. “Isso é graças às urnas eletrônicas. Antes, magistrados e promotores, passavam de três a cinco dias dentro de um Fórum para apurar uma eleição manualmente, ou seja, isso foi um grande avanço para o Brasil. Daí, os meus parabéns ao Desembargador Joás por esse evento de esclarecimento a respeito das urnas eletrônicas”, ressaltou o Desembargador Saulo.
O Desembargador Joás de Brito Filho disse que o merecimento é da Escola Judicial Eleitoral (EJE-PB), na pessoa de Arthur Monteiro Lins Fialho, de trazer o workshop. “Agradeço penhoradamente o Voto proferido por esse Tribunal”, afirmou o Presidente do TRE-PB.
Por Paraíba Master com informações da Gecom-TJPB