No mercado de crédito, uma modalidade de competidor cresce de forma silenciosa e expressiva. As cooperativas já representam 10,74% do estoque de empréstimos e financiamentos do Brasil — se fossem um banco, seriam o sexto maior do país em tamanho de carteira, logo atrás do Santander. Há cinco anos, essa fatia era de 6,64%.
Um dos modelos de instituição financeira mais antigos do Brasil, o cooperativismo de crédito ganhou força, embalado por mudanças regulatórias, através de um empurrão do Banco Central (BC) e pela pandemia da covid-19. As cooperativas se reinventaram no período, abraçando a digitalização, ainda que tenham na rede física um grande trunfo.
O Brasil tem hoje 833 cooperativas singulares, 34 centrais e 4 confederações (Sicoob, Sicredi, Unicred e Cresol). Esse conjunto tem quase de 13,5 milhões de clientes e 7,5 mil agências. Enquanto os bancos vêm fechando pontos de atendimento para cortar gastos e competir com as instituições digitais, a cooperativas estão crescendo sua base.
O Sicredi Evolução é uma empresa paraibana e a maior instituição financeira cooperativa do nordeste brasileiro, com base no número de ativos (R$ 2.2 bilhões) e de associados (34 mil), além de dominar 16% do mercado de crédito.
Confira mais números do Sicredi Evolução:
Conheça os números do Sicredi em um cenário nacional:
Paraíba Master