O Secretário Municipal da Agropecuária e da Pesca, Vinícius Pedroza, participou na tarde desta terça-feira (29) de uma reunião da Frente Parlamentar de Desenvolvimento do Semiáriado da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que discutiu o documento do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Planes-PB).
O Planes-PB é um movimento criado a partir de produtores rurais, lideranças, técnicos e pesquisadores representantes de nove Arranjos Produtivos Locais (APL), que se reuniram desde de 2020 para discutir e construir um documento apresentando o panorama, as potencialidades, os principais entraves e as sugestões de solução para cada APL.
No dia 22 de setembro, no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), o Movimento Planes-PB foi lançado e o documento entregue à sociedade paraibana. Os APLs representados no Planes-PB são: Abacaxicultura, Apicultura e Meliponicultura, Aquicultura, Avicultura Caipira, Bovinocultura, Caprinovinocultura, Mandiocultura, Olericultura e Umbucultura.
Como o município de Conde recentemente lançou o Programa de Melhoramento e Desenvolvimento da Cultura do Inhame, o secretário Vinícius Pedroza, participou da reunião e apresentou as potencialidades da cultura e solicitou a criação e o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local da Cultura do Inhame.
O pleito foi ouvido e aceito por todos os presentes, cabendo ao setor produtivo do Inhame se organizar e construir o Plano Para o Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local da Cultura do Inhame no Estado da Paraíba, no mesmo modelo e metodologia com que o Planes-PB foi construído.
Para Vinícius Pedroza, “o Planes-PB é uma iniciativa histórica do setor produtivo, representado por nove APLs, que lançaram um movimento e um norte para o desenvolvimento do setor agropecuário do estado”. “A cultura do inhame não pode ficar fora desse processo, por isso fui convidado a participar da reunião e sugerir a organização e criação do Arranjo Produtivo Local da Cultura do Inhame”, declarou o secretário.
Por Paraíba Master com informações da Secomd