O Hospital Alberto Urquiza Wanderley – Unimed João Pessoa – divulgou, nessa sexta-feira (21), uma nota à sociedade paraibana para esclarecer sobre o desabastecimento de insumos para a realização de testes de Covid-19.
De acordo com a direção do hospital, “em momento algum houve qualquer restrição de atendimento ou embargo para realização dos testes” e “a Unimed-JP expandiu seu atendimento no Espaço Vida para realização dos exames, a fim de garantir atendimento a todos”.
A nota diz ainda que a escassez de testes decorre do aumento de casos provocados pela variante Ômicron do coronavírus e ressalta a importância dos protocolos de segurança sanitária e da vacinação contra a Covid-19.
Confira:
Aumento de casos
Também nessa sexta, o diretor da Unimed-JP, Gualter Ramalho, divulgou, por meio das suas redes sociais, o balanço de atendimentos realizados pela unidade. Segundo o gestor, o número de casos e testes positivados para a Covid-19 está “crescendo de forma expressiva”.
“Vivemos um surto do vírus Influenza H3N2 e uma nova onda Covid (variante ômicron). Felizmente, com o avanço da vacinação e a provável redução da força desta variante, os atendimentos ambulatoriais representam a maciça maioria”, escreveu Gualter.
Em média, estão sendo realizados mais de 1.500 atendimentos por dia entre os Hospitais Urquiza, Pediátrico e serviços de teleatendimento, esclarece o diretor.
“Recomendamos que mantenham as medidas preventivas ativas e racionalizem os exames para a covid, uma vez que estão em desabastecimento no país”, aconselha.
Segundo Gualter, realizar testes em portadores de síndrome gripal e dentro da janela de detecção (entre o terceiro e sétimo dia de sintomas) além de ser “uma postura solidária” e responsável, contribui decisivamente para facilitar e garantir o acesso aos testes de Covid-19 para quem realmente necessita.
Confira o post com os números do último balanço:
Ver essa foto no Instagram
Por Paraíba Master