Como Fazer do Verão e das Férias um Período de Crescimento e Diversão para os Pequenos
Verão e férias são sinônimo de diversão para a garotada. Em casa ou em ambientes externos, a brincadeira é garantida e, para que as crianças aproveitem melhor esse momento, os pais ou responsáveis devem redobrar a atenção para evitar acidentes e problemas de saúde comuns nessa época, como desidratação, assaduras e desconfortos gastrointestinais.
Os maiores riscos são a exposição ao sol sem os devidos cuidados e a alimentação inadequada. O pediatra Constantino Cartaxo explica que a falta de ingestão de água e o consumo de alimentos vendidos nas praias sem o armazenamento e higienização adequados podem levar a um quadro de desidratação e sintomas gastrointestinais, como vômito e diarreia. “Muitas vezes, a ingestão de sorvete na praia, quando não bem acondicionado, pode induzir a diarreia. Mas a própria exposição ao sol por tempo prolongado possibilita a desidratação”, alerta o médico. Dicas simples podem ajudar a prevenir esses problemas, como levar uma bolsa térmica com frutas bem higienizadas, água e sanduíches sem molho, que são opções de lanches saudáveis e seguros para as crianças na praia ou em outros passeios.
Constantino Cartaxo, que é superintendente da pediatria da Unimed João Pessoa, também destaca que os pais devem observar os horários antes de expor as crianças ao sol: pela manhã até as 10h; à tarde, a partir das 15h. Para crianças menores, o horário deve ser ainda mais cedo ou mais tarde. Ele reforça, ainda, a importância do uso de protetor solar e roupas com proteção UV em qualquer horário. “É preciso que durante a exposição ao sol, no horário adequado, a criança fique sem a fralda para reduzir o risco de assaduras”, orienta.
Mais dicas
Veja outras orientações para garantir a saúde das crianças nas férias e no verão, principalmente em um estado ensolarado como a Paraíba:
- Aumente o consumo de frutas com mais água, como melancia, melão e uva
- Evite alimentos fritos ou gordurosos, principalmente os vendidos sem a higienização e conservação adequadas
- Aumente a oferta de água e sucos de fruta
- Busque passeios ao ar livre em ambientes arborizados e bem ventilados com sombra
- Reforce na criança a importância de lavar as mãos antes de comer e após a ida ao banheiro
- Evite que a criança fique descalça em ambientes com probabilidade de contato com fezes de animais para evitar verminoses
- Incentive a criança a brincar ao ar livre, evitando o uso de celular e brinquedos eletrônicos
Atendimento garantido
Na Unimed João Pessoa, os clientes contam com uma estrutura completa para atendimento pediátrico. Os serviços vão desde a realização de consultas eletivas em consultório até procedimentos de alta complexidade.
No caso das consultas eletivas, as crianças e adolescentes podem ser atendidos no Centro Médico Pediátrico, no Bessa; ou no Centro Médico Unimed Zona Sul, nos Bancários. De segunda a sexta-feira, o funcionamento é das 8h às 20h; aos sábados, das 8h às 12h. Para as crianças serem atendidas, basta os pais se dirigirem a uma das unidades.
Os clientes pediátricos também contam com serviços de telessaúde: a teleconsulta, que pode ser acessada pelo aplicativo e pelo Portal Unimed JP; e o PA Digital, acessível pelo aplicativo.
Para atendimento hospitalar, os clientes dispõem do Hospital Pediátrico Unimed (HPU) e do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. As duas unidades são estruturadas para procedimentos de alta complexidade.
Paraíba Master com informações do MaisPB