Hospital Geral e do Câncer realiza treinamento sobre a relevância da excelência no atendimento
O Hospital Geral e do Câncer, da Prefeitura de João Pessoa, promoveu, nesta quarta-feira (8), um treinamento para lideranças da unidade hospitalar sobre a importância da qualidade no atendimento dos serviços de Saúde e ISO 9001:2015, norma que estabelece os requisitos para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em uma organização.
De acordo com Arynne Lucena, gerente de Enfermagem e do Núcleo de Gestão de Qualidade do hospital, o objetivo do treinamento é sensibilizar as lideranças do serviço sobre a importância da qualidade dentro da instituição hospitalar.
“Estamos iniciando esse treinamento com as lideranças e abrindo um leque de oportunidades para a equipe hospitalar a fim de fortalecer o conhecimento e trilhar uma jornada de desenvolvimento dos gestores”, afirmou.
A capacitação foi ministrada por Marcos Castro, consultor do Sebrae, que durante a atividade pontuou os princípios que envolvem a gestão da qualidade no segmento da saúde. “A ideia é abordar o tema qualidade aplicado na área de Saúde, tratando de assuntos relacionados ao dia a dia de uma instituição na área de Saúde e o impacto da gestão da qualidade nos usuários do sistema de Saúde”, explicou.
A diretora multiprofissional do Hospital Geral e do Câncer, Ana Carolina Accioly, destacou que capacitar os gestores sobre a qualidade no ambiente hospitalar é essencial para garantir o bem-estar dos pacientes e melhorar os resultados clínicos.
“Quando eu penso em um setor de qualidade hospitalar, imediatamente eu associo a uma assistência de alta qualidade aos pacientes e, para que isso aconteça, é necessário avaliar processos, implementar melhorias, monitorar resultados e garantir que a jornada de internação do paciente seja criteriosa”, ressaltou.
Uma das profissionais que participou da atividade foi a coordenadora de Fisioterapia, Fabiana Góes. Para ela, o treinamento é fundamental na qualificação dos líderes para que a gestão de qualidade chegue até o paciente.
“Quando escolhemos uma profissão na área da Saúde, a gente tem como objetivo cuidar do outro com humanização, então acho de extrema importância ter como foco a qualidade no atendimento ao paciente”, disse.
Serviço – No hospital, são realizadas cirurgias gerais como vesícula, hérnias e lipomas; cirurgias urológicas como vasectomia, postectomia, hidrocele e próstata; e cirurgias oncológicas, além de exames laboratoriais e de imagem.
Para ter acesso aos serviços ofertados pelo Hospital Geral e do Câncer, o cidadão deve procurar, primeiramente, sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, onde passará por atendimento com o médico clínico geral, que fará o encaminhamento para o especialista, via Central de Regulação do Município. As cirurgias do programa João Pessoa Opera Mais também podem ser solicitadas por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.
Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa