Esquema vacinal contra a dengue está incompleto para mais de 28 mil crianças e adolescentes na Paraíba
Em meio ao crescimento dos casos de dengue, mais de 28 mil crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, faixa etária recomendada para a vacinação contra a doença, estão com o esquema vacinal incompleto. Os dados são da Secretaria de Saúde da Paraíba.
O Núcleo Estadual de Imunizações informa que já distribuiu cerca de 120 mil doses para as duas doses recomendadas da vacina, mas uma parcela considerável do público ainda não completou o esquema com a dose de reforço.
Segundo a Secretaria de Saúde, novas doses da vacina começaram a ser distribuídas nesta quarta-feira (8), e pais e responsáveis podem levar as crianças e adolescentes para a imunização. Mais de 24 mil doses foram entregues a 24 municípios com maior incidência de dengue no período de 2023 a 2024.
A chefe do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Fernandes, ressaltou que a vacina só concede a proteção máxima contra a dengue com o esquema completo de D1 e D2.
“ Portanto, se já faz 90 dias que a criança ou adolescente recebeu a primeira dose, é importante comparecer a uma unidade de saúde para reforçar o esquema vacinal e garantir mais eficácia na proteção” frisou.
Atualmente, a vacinação é recomendada para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. São necessárias duas doses da vacina, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação.
Os municípios que receberão as doses são: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço, Sobrado, Cajazeiras, Sousa, Itabaiana, Alagoa Grande, Princesa Isabel, Aroeiras, Esperança, Guarabira, Campina Grande e Pombal.
Além da distribuição das vacinas, a Secretaria de Saúde do Estado (SES) afirma que tem adotado uma série de medidas, em parceria com os municípios, para reforçar as estratégias de imunização em toda a Paraíba, incluindo a realização de “Dias D” e ações de busca ativa.
Paraíba Master com informações do PB Agora