Ciclistas protestam contra Invasão de Motos na Ciclovia de Ruy Carneiro e Falta de Fiscalização
Condutores e ciclistas denunciaram a invasão de motociclistas na ciclovia da Avenida Ruy Carneiro, em João Pessoa. Nesta quarta-feira (22), a situação chega a piorar em horários de pico, em que há um grande fluxo de veículos se deslocando.
Em menos de meia hora, no horário das 7 às 9h, os flagrantes são mais frequentes. Mais de cinco motociclistas irregulares na faixa para bicicletas.
Os motociclistas aproveitam a falta de fiscalização e usam a ciclovia para passar dos veículos quando o sinal de trânsito abre, também para fugir do congestionamento.
Entre as dezenas de ciclofaixas espalhadas pela malha viária de João Pessoa, infrações como essa chegam a ser frequentes. Mesmo com a expressa sinalização, alertando os condutores sobre a exclusividade para bicicletas na rua, os motociclistas continuam invadindo o espaço.
Essa infração é considerada gravíssima porque o tráfego de veículos em ciclovias coloca em risco a segurança dos ciclistas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para quem trafega em ciclovia é de R$ 880,41 e o condutor perde 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quando não há ciclovia, a bicicleta tem preferência de circulação, e os motoristas devem manter uma distância lateral mínima de 1,5 metro
Paraíba Master com informações do ClickPB