22 de janeiro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Pesquisadora aponta a crise climática como amplificadora de outras crises

 Pesquisadora aponta a crise climática como amplificadora de outras crises

Marcelo Camargo/Agência Brasil

#Compartilhe

O ano de 2025 iniciou com chuvas intensas no Sul e Centro-Oeste do país e estiagem no Nordeste, evidenciando, a cada ano mais, os efeitos da mudança climática. Com a crise, desigualdades também são acentuadas e novos desafios globais se impõem.

A urgência no enfrentamento à crise e a busca por soluções, temas centrais da 30ª Conferência sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada este ano no Brasil, são analisadas pela pesquisadora Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília (UnB).

Em entrevista exclusiva, a colaboradora do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que a crise climática é uma amplificadora de outras crises.

“Ela vai contribuir para o agravamento de outras crises que nós já vivemos. Ela agrava a desigualdade, agrava o problema da fome, agrava o problema dos recursos hídricos, das migrações humanas, dos conflitos geopolíticos”, destaca.

Na entrevista, ela aponta ainda alguns caminhos para amenizar as instabilidades e afirma que a primeira e mais urgente ação é trabalhar nas causas do aquecimento global.

Brasília (DF), 14/06/2023 - A presidente da CAPES, Mercedes Bustamante, participa da solenidade que lança a  edição 2023 do Ciência é 10! (C10!)  Foto Valter Campanato/Agência Brasil.

Paraíba Master com informações da Agência Brasil

Relacionados