5 de fevereiro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Defesa Civil segue monitoramento em áreas de risco, mas não registra ocorrências

 Defesa Civil segue monitoramento em áreas de risco, mas não registra ocorrências

Foto: reprodução

#Compartilhe

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) segue de prontidão monitorando as áreas de risco da Capital, devido ao aviso meteorológico laranja, válido até as 23h59 desta quarta-feira (5), com previsão de precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Apesar das chuvas registradas nas últimas horas, não foram registradas ocorrências e o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, reforça que a Compdec-JP e demais órgãos da gestão municipal seguem atentos e prontos para atenderem as demandas e garantirem o bem-estar da população.

“Reforçamos também a necessidade da adoção de medidas de segurança em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade, acionando a Compdec imediatamente”, disse.

O maior volume de precipitação das últimas 24 horas – até as 9h50 desta quarta-feira – foi registrado no Grotão, com 19,6 milímetros (mm), seguido de Manaíra (19,2 mm) e Tambauzinho (18,4 mm). O bairro com menor índice foi o Centro, onde choveu 12,2 mm.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

Trânsito – Desde às 5h desta quarta-feira (5), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SemobJP) mantém equipes monitorando a mobilidade e, especificamente também, problemas ocasionados por conta das chuvas.

Queda de energia provocou falhas temporárias em alguns semáforos, em localidades como: Avenida Maranhão, cruzamento com as vias Minhas Gerais e Espirito Santo (ambos no bairro dos Estados) e, ainda, entre a Avenida Rui Carneiro e Rua Infante Dom Henrique (bairro de Tambaú).

Além disso, um problema no asfalto também foi observado na Avenida Pedro II, próximo ao Hemocentro-PB. Neste caso, a Cagepa foi acionada para resolver a situação. Até as 9h, todos os problemas foram resolvidos rapidamente.

O órgão de trânsito e transporte mantém equipes de agentes de mobilidade nas ruas e, ainda, monitorando e fiscalizando a mobilidade da cidade através das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT). Pelas redes sociais a população também é informada em tempo real sobre as notícias, podendo optar pelas melhores rotas a seguirem na cidade.

Para qualquer urgência, a orientação da SemobJP é que as pessoas acionem equipes de agentes de mobilidade, entre 5h e 00h, pelo WhatsApp (83) 98760-2134 ou pelo Disk SemobJP 3213 7188.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados