A Lei nº 13.533/2024, que modifica a carga horária dos professores do Ensino Integral da Rede Estadual, entra em vigor na Paraíba a partir do ano letivo de 2025. De autoria do governador João Azevêdo, a lei permite que o profissional escolha entre a carga horária de T40 (40 horas) ou T30 (30 horas).
Os professores das escolas do Programa de Educação Cidadã Integral precisavam cumprir 40 horas semanais. Agora, o conceito mudou para 40 horas-aula.
Mudança assegura ao profissional cinco horas-aulas semanais livres para atividades pessoais fora da unidade escolar.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, a medida foi idealizada com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida e, consequentemente, potencializar o ensino e a aprendizagem em sala de aula.
“Não dá para fazer educação sem focar nas pessoas. A saúde mental dos professores vem sendo motivo de discussão em todo o país. Adaptamos a jornada de uma maneira que possibilite mais tempo para outras atividades para esses profissionais, sem causar prejuízo ao fluxo de conteúdo transmitido para os nossos estudantes”, destacou o secretário.
Outra mudança é a oferta de aulas estruturadas. Os professores receberam um material estruturado para as aulas, com objetivos, habilidades, sugestões de atividades e slides prontos, com o intuito de otimizar o trabalho dos professores em sala de aula.
O uso do material entregue pela Secretária de Educação é opcional, sendo assim, os professores podem faze uso de materiais já preparados por eles.
Paraíba Master com informações do ClickPB