24 de fevereiro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Prefeito Cícero destaca qualidade do ensino do Município durante lançamento de livro escrito por 300 alunos da rede

 Prefeito Cícero destaca qualidade do ensino do Município durante lançamento de livro escrito por 300 alunos da rede

Foto: Sérgio Lucena

#Compartilhe

O prefeito Cícero Lucena reiterou, nesta segunda-feira (24), que o ensino público em João Pessoa é tão bom ou melhor em relação a qualquer outro padrão – e não apenas pelas unidades que estão sendo reconstruídas para um padrão tecnológico. Um exemplo, segundo gestor, foi o lançamento do livro ‘João Pessoa – A cidade da gente’, que reúne cordéis sobre a alaursa e que foram escritos por 300 alunos de seis escolas municipais.

A obra, ao mesmo tempo em que valoriza um patrimônio cultural da cidade, incentiva e descobre talentos em sala de aula, tornando alunos imortais para a literatura. São 2.700 exemplares, que ficarão disponíveis nas bibliotecas das escolas. No Centro de Referência da Juventude (CRJ), no Rangel, o prefeito lembrou do incentivo ao esporte, as bandas marciais, aos projetos de robótica, música e dança, que são presentes na Rede Municipal de Ensino para preparar os alunos para o futuro.

“Essa é a verdadeira educação do Município de João Pessoa, tendo atividades complementares e educativas para os nossos jovens. Este livro, essa edição deste livro, que foi construído no olhar, na visão destes alunos da rede municipal de seis escolas, destacando a parte da nossa história e a parte cultural da nossa cidade. Isso só renova a nossa fé, a nossa esperança e a confiança num futuro melhor”, afirmou o prefeito, durante solenidade com apresentações culturais e cordéis recitados por alunos autores.

O projeto ‘A Cidade da Gente’ foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com o patrocínio da empresa de energia elétrica Taesa e realizado pela Editora Olhares, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa.

“Através desse recurso do Governo Federal, a gente formou equipes nas escolas – visitando os locais em João Pessoa, onde tinham histórias, trazendo a nossa cultura também para os nossos livros, os livros escritos pelos nossos alunos”, enfatizou a secretária de Educação e Cultura, América Castro.

O material contou com o trabalho da escritora Sibélia Zanon, que fez toda a revisão e amarração dos textos dando leveza e a fluência de um livro literário. A ilustração foi feita por Olavo Costa. A coordenadora pedagógica da coleção ‘Cidade da Gente’, da editora Olhares, é Giselle de Guimarães.

A aluna da Escola Antônio Nominando Diniz, Ana Sara, fez uma das leituras durante o lançamento. Ela se orgulha da produção coletiva e dos escritos que foram publicados para que as pessoas possam conhecer o trabalho dos alunos.

“Foi um processo muito gratificante, onde contamos com o apoio dos professores e gestores. Estou muito feliz pelo resultado”, comemorou a aluna.

Paraíba Master com informações da Secom da PMJP

Relacionados