25 de fevereiro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

PMJP realiza ação de enfrentamento ao trabalho infantil no bloco Muriçoquinhas

 PMJP realiza ação de enfrentamento ao trabalho infantil no bloco Muriçoquinhas

Foto: Assessoria

#Compartilhe

A Prefeitura de João Pessoa realizou, nesta segunda-feira (24), uma ação de conscientização pelo enfrentamento ao trabalho infantil durante o desfile do bloco Muriçoquinhas do Miramar. Com o tema ‘Pule, brinque e cuide’, a iniciativa foi coordenada pelo setor de Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre seu papel no combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Benicleide Silvestre, secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania, ressaltou a importância da ação e reforçou o cuidado diário da gestão com o tema.

“Essa ação é o nosso compromisso anual de conversar com os foliões, mães, pais, responsáveis e também os ambulantes, informando sobre os direitos das crianças e adolescentes. Mas nós, enquanto Prefeitura e Secretaria, temos esse cuidado diariamente”, frisou.

O ponto de apoio da equipe foi próximo à concentração do bloco na Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa, próximo à ladeira que dá acesso ao Clube Cabo Branco. As equipes da rede socioassistencial realizaram abordagens aos foliões, com materiais educativos sobre a campanha, durante o percurso da festa, além do trabalho do Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes), que fez abordagens em situações de trabalho infantil urbano ou exploração sexual.

Uma das famílias abordadas foi a de Patrícia Gomes, que levou o filho e os sobrinhos para aproveitar a folia.

“Eu não conhecia a campanha, mas fico feliz em ver essa movimentação. Todo cuidado é pouco. Precisamos educar a população, educar nossas crianças, porque o maior cuidado que podemos ter é nessa troca de informações”, comentou a foliã.

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Katiana Cavalcante, o mais importante é adaptar a abordagem ao ambiente do bloco de Carnaval, mantendo a leveza e o respeito pela atmosfera festiva, ao mesmo tempo em que destaca a importância do tema.

“Vamos ter uma equipe no apoio como ponto de informação, onde as pessoas possam aprender mais sobre o tema e descobrir maneiras de contribuir para a causa. Na tenda vão ficar os materiais impressos de apoio, faixas, materiais pedagógicos, brindes e banners com informativo do Aepeti. E durante as abordagens, vamos respeitar os foliões que não estiverem abertos à interação”, destacou.

Parceiros – A ação contou com o apoio dos serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade e a rede socioassistencial composta pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes). O trabalho ainda teve a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e a iniciativa privada – empresas Indaiá, Cremosinho e Iane.

Paraíba Master com informações da PMJP 

Relacionados