18 de março de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Bortoleto fecha primeiro dia da pré-temporada da F1 em 12º lugar; Norris lidera

 Bortoleto fecha primeiro dia da pré-temporada da F1 em 12º lugar; Norris lidera

Crédito: Hamad I Mohammed/Reuters

#Compartilhe

Gabriel Bortoleto teve uma participação limitada, mas positiva no primeiro dia de testes da pré-temporada 2025 da Fórmula 1, no circuito de Sakhir, no Bahrein.

O brasileiro da Sauber participou apenas da segunda metade da programação do dia – a primeira metade ficou a cargo de seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg. Ficou com 12º lugar entre os 20 carros do dia, com o tempo de 1:31.690, seis posições à frente do experiente alemão.

A sessão de Bortoleto foi atrapalhada por um apagão no circuito, que suspendeu as atividades durante cerca de uma hora – o que acabou compensado com o acréscimo de outra hora à duração prevista. Para o estreante, que já não havia conseguido registrar tempos nas duas primeiras horas, restaram as duas horas finais.

Mesmo com os problemas do dia, Gabriel Bortoleto contabilizou 58 voltas. Esteban Ocon, da Haas, foi quem mais andou, com 87 voltas – o francês terminou em 19º lugar. Quem menos andou foi Lance Stroll, da Aston Martin, que deu 41 voltas e fechou o dia na 16º colocação.

O piloto mais rápido do dia foi Lando Norris, da McLaren, que deu 52 voltas e fez 1:30.430 na melhor delas. George Russell (Mercedes) foi segundo, com 69 voltas e 1:30.587 de melhor tempo. Max Verstappen (Red Bull) foi terceiro, com 74 voltas e 1:30.674 de melhor tempo. Os três andaram na segunda metade da programação do dia.

No início da sessão, a Sauber levou quase 50 minutos na sessão para mandar Bortoleto para a pista. O brasileiro demorou a registrar tempo, fazendo inicialmente apenas voltas de instalação. Na primeira hora, o melhor desempenho do segundo grupo do dia ficou por conta de Pierre Gasly, da Alpine, que fez 1:31.443 – o segundo melhor tempo do dia até então, atrás apenas da marca da Mercedes de Andrea Kimi Antonelli pela manhã.

Na segunda hora, George Russell fez a melhor marca do dia com 1:31.082. Na Red Bull, Max Verstappen quase rodou, mas conseguiu segurar o carro na pista e evitar um acidente. No entanto, Charles Leclerc marcou 1:30.878 e colocou a Ferrari no topo da lista ao fim de duas das quatro horas.

A pouco menos de duas horas para o fim do teste, no entanto, um apagão nos boxes provocou uma inusitada bandeira vermelha, fazendo com que os pilotos deixassem a pista. A paralisação durou mais de uma hora, mas as atividades foram retomadas a cerca de 50 minutos para o fim.

Foi só então que Bortoleto conseguiu registrar a primeira volta: 1:32.832. Depois, melhorou a marca, mas ainda distante dos líderes. No fim da penúltima hora, Lando Norris – outro que deu poucas voltas – fez 1:30.430 e colocou a McLaren no topo da tabela.

Veio então a “hora extra”, já à noite. Com temperaturas baixas (15 graus no ar, 18 graus no asfalto) e pouca atividade em pista, as primeiras posições se mantiveram. Bortoleto, porém, aproveitou: baixou seu tempo para 1:31.690 e saltou do 17º para o 12º lugar a menos de 10 minutos para o fim.

Pilotos e equipes voltam à pista nesta quinta-feira (27), a partir das 4h (horário de Brasília), para o segundo dia de testes da pré-temporada.

 

Com Bandsports

Relacionados