Portadores da Folia: primeira-dama prestigia desfile do bloco e reafirma compromisso do Governo com a inclusão

Foto: José Marques
A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, prestigiou, na tarde desta terça-feira (25), o desfile do Bloco Portadores da Folia, que ocorreu na orla marítima de João Pessoa e reuniu, dentro do Projeto Folia de Rua, centenas de pessoas com deficiência, parentes e a sociedade numa grande festa de inclusão e alegria, promovida pela Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e outras entidades, sob o tema “Com alegria e inclusão, todo mundo é carnaval”.
Na ocasião, Ana Maria Lins destacou a importância do momento para a qualidade de vida dos PcDs e externou alegria pela participação no evento.
“É uma alegria muito grande viver esse momento com essas pessoas tão especiais. Carnaval é tempo de alegria e eles, que nos ensinam tanto com suas dificuldades e superação, não poderiam ficar fora dessa grande festa. Como diz o governador João Azevêdo, gestão é aquela que cuida das pessoas. E o desfile do Bloco Portadores da Folia presta contas à sociedade de algo que ocorre durante todo o ano, que é o fortalecimento da inclusão. E a gente está aqui para reafirmar esse compromisso”, disse.
A presidente da Funad, Simone Jordão, também destacou a importância do Bloco Portadores da Folia no processo de inclusão das pessoas com deficiência.
“A gente precisa promover políticas públicas que fomentem a inclusão — e o Bloco Portadores da Folia, há 32 anos, cumpre essa missão, nesta verdadeira festa que reúne as pessoas com deficiência, familiares e a sociedade como um todo. Um momento de muita alegria, já que a Funad, agora em 2025, chega aos 35 anos fomentando inclusão e qualidade de vida para as pessoas com deficiência na Paraíba”, comentou.
Ao longo do desfile, muitas histórias de amor e superação de mães e pais que abriram mão de muita coisa para cuidar dos filhos com deficiência, como a da aposentada Maria José Prado, de 74 anos, e mãe de Rafael, 40 anos e deficiente visual.
“Esse é um momento de descontração e de alegria, e fomos os primeiros a lutar, a perceber a importância de um momento como este para Rafael e tantas outras pessoas como ele, que foi criado com muito amor e até hoje segue sendo amado”, disse.
Carolina Domingues, de 32 anos, descobriu uma doença neurológica há oito anos, que reduziu a mobilidade dela. Para ela, não é difícil descrever a importância do Desfile do Bloco Portadores da Folia.
“Sempre me preocupei com a causa do deficiente, estudava muito o assunto e não imaginava que um dia fosse me tornar uma pessoa com deficiência. Este é o segundo ano que participo desse bloco e não tenho dúvida do poder que esse momento tem para a nossa autoestima, algo essencial para qualquer pessoa com deficiência”, observou.
Era perto das 16h quando o Bloco Portadores da Folia saiu, arrastando centenas de foliões e empolgando quem caminhava na orla marítima de João Pessoa, com o tema “Com alegria e inclusão, todo mundo é carnaval”. O bloco foi puxado pela Banda Tentáculos e o Palhaço Pipi, um repertório amplo e um só objetivo: integrar.
Para garantir o sucesso do evento, a Funad obedeceu a algumas etapas, que contemplaram desde o planejamento ao esquema de segurança, sem esquecer dos figurinos, escolha das atrações musicais e do trabalho de divulgação com os usuários.
Além da primeira-dama Ana Maria Lins, o desfile do Portadores da Folia foi prestigiado ainda pelo secretário da Comunicação Institucional (Secom-PB), Nonato Bandeira, e por diversos representantes de entidades que cuidam da causa da pessoa com deficiência na Paraíba, como Susi Belermino, presidente do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência.
Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba