20 de março de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Representantes da Prefeitura do Recife visitam equipamentos de segurança alimentar de João Pessoa

 Representantes da Prefeitura do Recife visitam equipamentos de segurança alimentar de João Pessoa

Foto: reprodução

#Compartilhe

As estratégias e programas de segurança alimentar da Prefeitura de João Pessoa são reconhecidos como referência regional e nesta terça-feira (25), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), recebeu visita de uma equipe da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, da Prefeitura do Recife.

A primeira parada foi uma visita ao Restaurante Popular de Mangabeira, assim como no Centro de Referência da Cidadania, Cozinha Comunitária do Taipa e Banco de Alimentos. Eles também participaram de reunião com a secretária de Desenvolvimento Social, Norma Gouveia e a secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Benicleide Silvestre para troca de experiências sobre assistência social nas duas cidades.

Pâmela Alves, secretária de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, da Prefeitura do Recife, destacou o trabalho realizado na capital paraibana. “Assumi a secretaria no início de janeiro e estou prospectando em municípios que têm realidades parecidas com a nossa, algumas iniciativas que a gente possa implantar também em Recife. É uma oportunidade para troca de experiências entre Recife e João Pessoa naquilo que está sendo feito nas políticas da assistência social, sobre drogas e segurança alimentar e nutricional. Visitamos hoje uma das cozinhas comunitárias e isso é importante para garantir a segurança alimentar dos comunitários”, ressaltou.

Ela ressaltou a importância da visita e da troca de experiêcias. “É interessante é essa troca no aspecto de como chegar às comunidades, como atender, como também vincular a segurança alimentar com o social, especialmente na cozinha comunitária com o articulador social, que faz um trabalho junto com o assistente social dentro da comunidade, referenciando aquelas famílias para a cozinha. Achei interessante também o trabalho da sala de capacitação dentro do restaurante popular, as pessoas já estão ali utilizando aquele equipamento para um fim, de repente elas podem utilizar para um outro que é você desenvolver habilidades na cozinha ou na costura para as pessoas conseguirem empreender”, destacou Pâmela Alves.

A secretária Norma Gouveia destacou o trabalho realizado pela Sedes quanto a segurança alimentar das famílias em vulnerabilidade e a parceria com as outras prefeituras da região. “É uma oportunidade para trocarmos vivências e experiências com nossos vizinhos e podermos mostrar como a Prefeitura trabalha esta questão da segurança alimentar. Temos uma equipe técnica muito competente, estamos construindo mais três cozinhas comunitárias no município e teremos uma rede ainda maior de segurança alimentar”, frisou.

“A Secretaria de Assistência Social do Recife realiza essa visita a João Pessoa e nessa reunião junto com a Sedes, nós pudemos explanar um pouco sobre o nosso trabalho executado em João Pessoa, com relação à assistência social, segurança alimentar, economia solidária e como funcionam os nossos serviços, um momento importante de intercâmbio, de troca de experiência, buscando fortalecer o SUAS, tanto em João Pessoa quanto em Recife”, completou Benicleide Silvestre, secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados