Médico alerta para a ocorrência de torções e outras lesões articulares durante o carnaval

Foto: reprodução
O carnaval é um dos períodos que favorece a ocorrência de acidentes com lesões articulares, como torções, entorses e até mesmo fraturas. Dificuldades de movimentação nos espaços das festas, andar por ruas desniveladas ou pisos irregulares, ingerir bebida alcoólica e até mesmo o cansaço são fatores que contribuem para quedas ou outras situações em que as pessoas podem machucar os joelhos e os tornozelos, por exemplo.
Dançar ou ficar de pé por muitas horas seguidas pode gerar sobrecarga nas articulações, principalmente nas pessoas mais sedentárias ou com sobrepeso. Nessa condição, a pessoa pode sentir dores nos joelhos, tornozelos e nos pés e correr um maior risco de lesionar os ligamentos, seja por queda ou por algum movimento brusco. O ortopedista Rafael Lara, médico cooperado da Unimed João Pessoa, explica que as torções geram traumas diretos sobre os ligamentos, podendo resultar em danos, como uma entorse.
“Quando a entorse atinge um grau de maior gravidade, pode fazer com que a ruptura dos ligamentos aconteça de uma forma mais significativa, gerando uma instabilidade na articulação, promovendo até a perda da congruência da articulação e acarreta a luxação”, explicou o ortopedista.
Ele orienta que, ao sentir um incômodo nas articulações, é importante que a pessoa avalie a intensidade da dor, além de sinais como inchaço no local ou instabilidade ao tocar o pé no chão. “Em uma situação de torção, onde existe uma lesão completa dos ligamentos e tornozelo, pode acontecer a perda da congruência articular. Ou seja, o desencaixe da articulação. E isso faz com que nós tenhamos um diagnóstico de luxação, conferindo a este, um caso de gravidade maior que muitas vezes requer tratamento cirúrgico”, alertou Rafael Lara.
PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES
No caso de dor leve, o médico recomenda uma compressa com gelo sobre o local da lesão. A aplicação deve ser feita sobre um tecido por cima da pele, duas ou três vezes ao dia, com duração de 15 a 20 minutos. Já nos casos de dor intensa e outros sinais que indiquem gravidade, é preciso buscar atendimento médico. “Naquelas situações onde há uma dor mais significativa, é importante que a pessoa procure um serviço médico para que venha a afastar a presença de fratura ou uma lesão ligamentar. Nesses casos, é importante que se faça uma imobilização por um período, de acordo com a gravidade da lesão”, explicou.
Para prevenir lesões articulares em situações de grande movimentação nas ruas, como é o caso do carnaval, é recomendável o uso de calçados confortáveis e acessórios de proteção nas pernas, como tensores. Essas medidas devem ser adotadas principalmente para aquelas pessoas que já sofrem de problemas articulares ou que já tiveram alguma lesão nessas estruturas.
Paraíba Master com informações da Assessoria