Cinco trechos de praias estão impróprios para banho este fim de semana na Paraíba. A informação consta em relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Dos 62 pontos monitorados pelo órgão, trechos localizados em João Pessoa e Pitimbu foram considerados não próprios.
São dois trechos na capital e três trechos em Pitimbu, em áreas próximas às desembocaduras de rios e galerias de águas pluviais. A recomendação de evitar o banho abrange um raio de 100 metros de cada ponto de coleta. Confira os locais considerados impróprios, conforme análise da Sudema:
João Pessoa
- Praia da Penha, em frente a desembocadura do rio Aratu;
- Praia de Jacarapé, ao final da rua Manoel Cândido Soares;
Pitimbu
- Praia do Maceió, em frente a desembocadura do riacho Engenho Velho;
- Praia de Coqueiros, no final da rua Almirante Tamandaré;
- Praia Ponta dos Coqueiros, em frente a desembocadura da Lagoa;
A análise da Sudema foi feita em praias do litoral da Paraíba entre os dias 5 e 6 de março e tem validade até o próximo relatório, em 14 de março.
Todos os trechos de praias localizados em Mataraca, Baía da Traição, Rio Tinto, Lucena, Cabedelo e Conde foram considerados próprios para banho. O trecho de praia localizado no município de Marcação não consta na análise da Sudema.
O que é balneabilidade nas praias?
Segundo a Sudema, a balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, que são atividades de contato direto e prolongado com a água (banho, natação, mergulho, pesca, etc), onde existe a possibilidade de ingestão.
Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, estes critérios devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré-estabelecidos, para que se possa identificar se determinado local é favorável ou não.
Paraíba Master com informações do ClickPB