WhatsApp gera 26% do faturamento de bares e restaurantes com entregas

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Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 26% do faturamento dos estabelecimentos que operam com delivery vem de pedidos realizados pelo WhatsApp. O levantamento também apontou que o aplicativo tem 63% de penetração nos pedidos de entrega.
O estudo mostrou que 78% dos restaurantes utilizam marketplaces, como o iFood, para vender por delivery. Além disso, 41% ainda recebem pedidos por telefone e 39% investem em aplicativos ou sites próprios. Em termos de receita, os marketplaces lideram, correspondendo a 54% do faturamento do setor, seguidos pelo WhatsApp (26%), aplicativos ou sites próprios (12%) e telefone (8%).
Entre os estabelecimentos que usam o WhatsApp para delivery, 38% já adotam algum nível de automação. O levantamento apontou que 21% combinam bots com atendimento humano, enquanto 17% utilizam exclusivamente inteligência artificial.
A pesquisa também revelou que a adoção do delivery teve uma leve queda no pós-pandemia. Em 2022, 78% dos bares e restaurantes operavam com entrega, mas esse percentual caiu para 71% em 2025. Entre os que não oferecem o serviço, 32% alegam dificuldades financeiras, 30% ainda avaliam a possibilidade e 27% apontam barreiras estruturais, como falta de espaço para integrar salão e entregas. Além disso, 24% não querem depender de serviços terceirizados.
Antes da pandemia de Covid-19, o delivery representava 26% das vendas. Durante as restrições sanitárias, o número chegou a 50%, mas caiu para 32% em 2022 e recuou para 30% em 2025.
O estudo da Abrasel também analisou os modelos de entrega utilizados pelos bares e restaurantes. 39% dos estabelecimentos contam com entregadores próprios, enquanto 36% utilizam serviços full-service de marketplaces. Além disso, 30% contratam empresas terceirizadas e 26% recorrem a entregadores autônomos por demanda.
Paraíba Master com informações do Portal T5