Desembargadora Agamenilde Dias encerra mandato como presidente do TCE-PB

Foto: Reprodução
Nesta sexta-feira (28), a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas encerra seu mandato como presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A magistrada agora atuará na Corregedoria Nacional de Justiça, auxiliando os trabalhos do ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Com sua saída, o atual corregedor e vice-presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, assumirá a presidência da Corte Eleitoral. Já a vice-presidência ficará sob a responsabilidade do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.
Despedida e reflexões
Na última sessão de seu mandato, realizada no dia 24, a desembargadora destacou os desafios enfrentados, mas reforçou o compromisso da gestão em manter os valores do TRE-PB e aprimorar os serviços oferecidos.
“Não fiz tudo o que sonhei, mas fiz o que foi possível. Fiz não: fizemos. Ninguém faz nada só. Reconheço os desafios enfrentados, no entanto, afirmo com convicção que o TRE-PB, sob essa gestão e com apoio de uma equipe dedicada e eficiente, manteve seus valores e propósitos. Deu-se continuidade ao que estava funcionando bem e foram implementadas novas práticas para aprimorar os serviços públicos aqui prestados”, afirmou.
A magistrada também ressaltou a expectativa quanto à nova gestão e a importância da continuidade do trabalho. “Sem dúvida, vossa excelência contribuirá, […] porque nós passamos e as instituições ficam. O importante é deixarmos as instituições mais fortes. Tenho certeza de que o senhor [des. Oswaldo Trigueiro] e o desembargador Márcio também darão muito mais e muito melhor, e que os futuros presidentes sejam ainda melhores. É assim que devemos avançar, sempre buscando superar a eficiência de uma grande instituição, como o TRE-PB”, declarou.
Nova atuação na Corregedoria Nacional de Justiça
A desembargadora atuará na Corregedoria Nacional de Justiça entre abril de 2025 e agosto de 2026. Sua requisição foi feita pelo ministro Mauro Campbell ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, conforme previsto no § 5º, III, do artigo 103-B da Constituição Federal e no artigo 8º, VI, do Regimento Interno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Agamenilde Dantas assumiu a presidência do TRE-PB em março de 2023, tornando-se a terceira mulher a ocupar o cargo, seguindo os passos da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.
Paraíba Master com informações do ParlamentoPB