2 de abril de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Secretaria de Educação realiza formação com profissionais das Escolas Municipais Ativas Integrais

 Secretaria de Educação realiza formação com profissionais das Escolas Municipais Ativas Integrais

Foto: reprodução

#Compartilhe

Coordenadores pedagógicos e professores de pensamento científico dos anos iniciais das Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAIs), além de coordenadores pedagógicos e professores do componente curricular pensamento científico dos anos finais das EMAIs, participaram esta semana de um processo formativo realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

O primeiro dia de formação, que foi para os anos iniciais, aconteceu na quarta-feira (26) e foi acompanhada pela secretária da Educação e Cultura, América Castro.

“As nossas Escolas Ativas Integrais levam os nossos professores a desenvolverem atividades baseadas em metodologias de êxito, por exemplo, de construção de brinquedos estruturados onde a criança vai desenvolver as habilidades e competências para criar os seus próprios brinquedos dentro da escola a partir dos conteúdos, fazendo essa articulação do componente curricular, dos conteúdos do currículo comum com a metodologia, com os princípios educativos de um modelo”, explicou a secretária.

O tema da formação para os anos iniciais foi ‘Ludicidade e Experimentação’, cujo objetivo é ensinar, formar professores a utilizarem metodologias ativas.

“Dentro da EMAI, nós temos alguns ambientes de aprendizagem fortalecidos, acima de tudo, nesses dois princípios da ludicidade e da experimentação, que é a brinquedoteca e o atelier criativo, onde eles vão poder aprender brincando, brincar aprendendo e, acima de tudo, experimentar, criar. Bate também com o eixo das competências para o século 21, que hoje o estudante, o cidadão, o ser humano, ele é voltado para resolver seus desafios e não paralisar com os problemas”, disse o gestor do programa das EMAIs da Secretaria de Educação, Clécio Albuquerque.

Já para os profissionais dos anos finais, 8º e 9º do Fundamental II, o tema foi ‘Pensamento Científico’. O objetivo para este grupo é direcionar os estudantes dos 8º e 9º anos a refletirem sobre o letramento científico.

“A gente leva esses estudantes a já pensar de forma científica, a partir de dados, de gráficos, de informações. Então a gente fomenta, traz essa formação para que os professores trabalhem no cotidiano da escola para realizar atividades que levam o estudante para esse caminho do pensamento científico, do letramento científico”, falou a coordenadora pedagógica do programa das EMAIs, Ísis Oliveira.

A temática traz uma reflexão sobre o analfabetismo científico, os desafios que a educação tem enquanto rede para fomentar nos estudantes o pensamento científico a partir de dados, de estudos, e levar esses estudantes ao ensino médio mais aperfeiçoados em relação a metodologias científicas.

“Essas formações potencializam o nosso trabalho. Vamos realizar o nosso trabalho na escola com mais segurança porque essa formação nos dá um norte para o que a gente tem que desenvolver na escola. Nós estamos no segundo ano como EMAI, o ano de crescimento na escola, e já estamos vendo uma diferença muito grande no desenvolvimento dos nossos alunos que passam manhã e tarde na unidade estudando e desenvolvendo atividades”, disse com a alegria a coordenadora pedagógica da EMAI Anísio Teixeira, Heloísa Saraiva da Silva.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados