2 de abril de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Imprevisto adia retomada do transporte com transformador para Nova Palmeira; entenda

 Imprevisto adia retomada do transporte com transformador para Nova Palmeira; entenda

Foto: Reprodução

#Compartilhe

A retomada do transporte de um transformador gigante de energia eólica até o município de Nova Palmeira, Seridó do estado, foi adiada. A carreta com o transformador deveria começar a percorrer a PB-177, que liga Soledade a Nova Palmeira, na manhã desta segunda-feira (31), porém devido a uma falha no pavimento, no trecho de entrada do parque eólico, um novo prazo deverá ser informado.

A informação foi confirmada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), por meio da gerência de transporte do órgão, e pela Polícia Militar, por meio da 8ª Companhia Independente (CIPM).

Segundo o gerente de transporte do DER-PB, Fleming Cabral, a decisão foi tomada pela empresa que está realizando o transporte do transformador gigante e trata-se de uma medida técnica, após ser detectada uma instabilidade na área que dá acesso ao parque eólico no município do Seridó paraibano.

“Foi uma decisão técnica da empresa, que detectou uma falha no acesso lá de entrada do parque eólico. Então para que não ficasse a transformador no local que não oferece segurança, nem não houve segurança viária, nem a segurança do próprio gerador, foi uma decisão técnica da empresa de evitar esse risco”.

Área já tinha sido verificada

O gerente do DER disse que a área já estava sendo verificada pela empresa que transporta o transformador e não havia problemas, por isso a expectativa do mesmo ser retomado nesta segunda-feira (31), até ser constatada a instabilidade.

Ainda segundo Fleming, ainda não se sabe exatamente o que pode ter causado a instabilidade que pode ser prejudicial ao transporte do transformador, porém entre as possibilidades estão as chuvas na região ou passagem de determinados tipos de caminhões.

“Eles trabalham aqui com 100% de segurança, então acharam melhor era fazer o adiamento. E nós vamos aguardar exatamente essa nova avaliação deles, a recuperação do pedaço do trecho de acesso lá”, explicou à reportagem.

A correção da falha será feita pela empresa responsável pelo parque eólico.

Mobilização da PRF, DER-PB, PM e Bombeiros

Hoje (31), antes de ser informado o adiamento, havia uma grande mobilização de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), DER-PB, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros na área da BR-230 que dá acesso a PB-177, em Soledade.

As equipes devem voltar a se mobilizar para o transporte do transformador quando foi detalhada uma nova data para a ação.

População faz registros do comboio

Desde a saída do porto de Suape, em Pernambuco, até a passagem por municípios paraibanos, a ‘carreta do transformador’ tem feito sucesso. Populares tem realizado registros do comboio, com ‘clima de festa’.

Sobre o transformador

O transformador tem 250 toneladas, 1,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura.  Ele foi produzido na China e transportado ao país pela CTG Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.

Até chegar em Soledade, onde está atualmente, ele foi transportado por uma carreta com 113,7 metros de comprimento, a uma velocidade média de 7 km/h. Todo o comboio (carreta + transformador) pesa 600 toneladas.

Para que serve o equipamento?

 O equipamento tem como função transformar energia eólica em elétrica, levando tal tipo de energia para o sistema elétrico nacional. O equipamento foi produzido na China e chegou ao país por meio de navio.

Sobre o Parque Eólico

O Parque Eólico Serra da Palmeira será composto por 108 aerogeradores e potência instalada de 648 MW, o parque será capaz de abastecer até 1,7 milhão de pessoas.

Novo transformador desembarca em Suape

Um novo transformador, com características semelhantes ao atual em trânsito, chegou no Porto de Suape, em Cabo de Santo Agostinho (PE) para também ser levado ao parque eólico em Nova Palmeira. A informação, foi confirmada pela comunicação da CTG Brasil.

A reportagem apurou que até o momento não há data exata para início do transporte do equipamento, nem se será a mesma carreta que atualmente está sendo utilizada, porém, a expectativa é que o transportador comece a ser levado para Paraíba no início de maio.

Paraíba Master com informações do ClickPB

Relacionados