Humanização no atendimento: hospital Alberto Urquiza Wanderley atende desejos gastronômicos de pacientes

Foto: Assessoria
Após mais de 40 dias internada para um procedimento na traqueia, a recepcionista Daniely Soares queria um almoço diferente: lasanha, um dos seus pratos favoritos. No último dia 25, o pedido foi atendido no projeto Dia do Desejo, iniciativa que integra o programa de humanização do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.
Por meio desse projeto, os pacientes fazem algum pedido fora da rotina hospitalar. Após avaliação do quadro clínico e autorização da equipe médica, o “desejo” é atendido. Daniely não só recebeu a lasanha, como refrigerante e sorvete de morango na sobremesa.
Para muitos, um gesto simples. Mas, para quem está no hospital, uma gentileza que se reflete em mais ânimo e motivação para recuperar a saúde. “Esse projeto me proporcionou um dia feliz, poder comer algo que eu não comia há tanto tempo. Foi muito bom ter um pedido de algo que você deseja em um momento difícil como esse por qual estou passando. Agradeço o carinho e o cuidado comigo”, disse Daniely Soares.
CUIDADO INTEGRAL
A humanização no atendimento é uma prioridade no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade de alta complexidade que integra a rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa. Diversas iniciativas são realizadas, sempre obedecendo a todos os protocolos de segurança para a saúde do paciente. Além de atender aos pedidos de refeições especiais, como o de Daniely, a equipe do Hospital Alberto Urquiza proporciona bolo de aniversário, saída para alguma atividade externa ao hospital como para ver a orla, assistir ao pôr-do-sol e receber visita de pets.
Entre as vantagens dessas ações de humanização, estão uma maior adesão ao tratamento, fortalecimento da confiança com a equipe assistencial e melhoria no bem-estar emocional. De acordo com a gerente do Núcleo de Relacionamento e Experiência do Cliente do hospital, Luciana Madruga, proporcionar momentos de relaxamento para quem está internado faz parte do cuidado integral realizado pela equipe, com escuta e acolhimento. “A nossa intenção é oferecer essa experiência, onde o hospital demonstra que valoriza cada indivíduo em sua totalidade, ou seja, o cuidado centrado na pessoa. Mais do que cuidar da saúde, queremos proporcionar alegria, acolhimento e empatia, criando laços de confiança”, disse.
Luciana Madruga explicou que os pedidos especiais são proporcionados para pacientes que estejam internados há mais de 30 dias no hospital. Eles são monitorados com a avaliação das condições clínicas. “A partir dessa análise, buscamos entender seus desejos e tornar esse momento possível. O objetivo é tornar a jornada desses pacientes mais leve e humanizada, oferecendo a realização de um desejo que esteja ao alcance do hospital”, explicou.
Paraíba Master com informações da Assessoria