Unidade Tambaú da FCJA recebe instalação da Academia Paraibana de Cinema

Foto: Divulgação
Entre os atrativos da Unidade Tambaú da Fundação Casa de José Américo (FCJA), inaugurada na última sexta-feira (28), está a Academia Paraibana de Cinema (APC). A associação acomoda acervos inerentes à área, como um equipamento de projeção com tela retrátil, fruto de doação, além de um acervo com cerca de 500 títulos de mídia DVD (estrangeiros e nacionais).
Em ambiente climatizado, a sala da APC, que também recebe o acervo do professor Francisco Sales Gaudêncio, um dos ex-presidentes da FCJA, sedia reunião da diretoria mensalmente, além de encontros e pequenos eventos com grupos de até 15 pessoas. Na sala, há também documentos formais de atas e relatórios acessíveis à consulta pelos interessados em cinema paraibano.
Um dos pontos de informação importante para pesquisadores, conforme destaca o presidente da APC, João de Lima Gomes, é o acervo de seu fundador, Wills Leal, que morreu em maio de 2020, e que foi doado pela família. “É um rico material jornalístico, organizado em pastas por ele e disponível mediante consulta prévia de agendamentos”, explica João de Lima, que tem Mirabeau Dias como vice-presidente. Ainda integram a diretoria da APC: Zezita Matos, Fernando Trevas, Alex Santos, Manoel Jaime e Carlos Trigueiro.
De acordo com João de Lima, a APC oferece outros acessos ao pesquisador. “Caso haja necessidade, são disponibilizadas obras para as quais não haja restrição de direitos autorais, notadamente títulos do cinema paraibano que, através de banco de dados dos outros parceiros da academia [Curso de Cinema da UFPB], existam em seus repositórios, como, por exemplo, o ‘Prata da Casa’, hospedado no site do curso com mais de 50 obras de curta-metragem”, detalhou.
Ainda segundo João de Lima, com a decisão de transferência para a Unidade Tambaú, a Academia conquista estabilidade. “A entidade APC já possuiu cinco sedes diferentes e com a inauguração desse espaço, mantido por cooperação com a presidência da FCJA, resolve uma dificuldade de acesso que era gerada pela sua itinerância”.
Sessões fílmicas para pequenos grupos e também eventos são possíveis de realizar na nova sede, bem como os integrantes da APC, que pertencem ao Cineclube O Homem de Areia da FCJA, também podem agendar visitas periódicas à sala.
Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba