19 de abril de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Hospital Municipal Santa Isabel promove treinamento de monitoração de pressão arterial invasiva

 Hospital Municipal Santa Isabel promove treinamento de monitoração de pressão arterial invasiva

Foto: reprodução

#Compartilhe

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) promoveu, nesta terça-feira (8), um treinamento de monitorização de Pressão Arterial Invasiva (PAI), que consiste em um método invasivo fundamental para verificação da pressão arterial, de forma contínua, em pacientes graves. A iniciativa, direcionada a enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na unidade, teve como objetivo aprimorar as habilidades da equipe na técnica, fundamental para monitoração da pressão arterial invasiva.

O treinamento foi conduzido pelo enfermeiro intensivista Péricles Rodolpho Araújo Mendes da Silva, especialista em urgência, emergência e terapia intensiva. Na ocasião, o profissional destacou a importância da monitorização da pressão arterial invasiva para o HMSI, que é um hospital com especialidade em cardiologia.

“Esse tipo de monitorização é essencial para pacientes graves, sobretudo os pacientes cardíacos, quer sejam eles no pré ou no pós-operatório. Então, ter a monitorização invasiva, que é uma monitorização mais específica, vai trazer resultados muitos positivos para a assistência desses pacientes, uma vez que a precisão nos dados coletados nesse tipo de monitorização é bem maior. A qualidade da informação que esse tipo de monitorização traz também é mais fidedigna. Dessa forma, a monitorização invasiva se mostra como algo muito importante”, afirmou.

Pressão arterial invasiva é um tipo de monitorização que é feita através de um cateter inserido na artéria do paciente, com o objetivo de ter uma medição mais precisa desse parâmetro. A técnica é complexa e exige conhecimento técnico específico, sendo utilizada em pacientes graves e naqueles que necessitam de uma monitorização mais precisa.

Através desse treinamento, organizado pela Gerência de Enfermagem, coordenada pela enfermeira Leide Carvalho, e o Núcleo de Educação Permanente (NEP), os profissionais do Santa Isabel aprimoraram suas habilidades e se preparam cada vez mais para lidar com situações de risco, garantindo um atendimento mais preciso e eficaz aos pacientes da Rede Municipal de Saúde.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados