Hugo Motta destaca a necessidade urgente de ações para melhorar a segurança pública no Brasil

Foto: Reprodução
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou ontem, segunda-feira (07/04|), durante evento da Associação Comercial de São Paulo, que é preciso enfrentar o problema da segurança pública e ressaltou que o tema é a grande preocupação da sociedade brasileira.
Para Motta “é preciso discutir qual modelo de segurança pública deve ser implementado para enfrentar o poder organizado das facções criminosas”.
Motta informou que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, vai entregar nesta terça-feira (8) aos líderes partidários a proposta de emenda à Constituição que reorganiza o sistema de segurança pública brasileiro.
O texto do governo deve integrar as forças de segurança dos entes federados e conferir status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Hugo Motta também afirmou que é preciso aprimorar o sistema politico brasileiro a partir de uma mudança no sistema eleitoral. Motta defende o voto distrital misto para que a Casa seja mais representativa.
O presidente da Câmara Federal também voltou a chamar a atenção para o fato de que o Legislativo nacional tem outras pautas para discutir, além do projeto de lei que pede anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado no 8 de janeiro de 2023.
Ele defendeu a manutenção do diálogo na Casa e também entre as instituições envolvidas na discussão.
Para Motta, as manifestações pacíficas em prol da aprovação da matéria que trata da anistia são naturais, assim como, é regimental o ato de obstrução adotado pelos deputados do PL, partido que defende o projeto, na Câmara.
Paraíba Master com informações do PB Agora