Ministra Margareth Menezes participa do II Encontro Nacional de Gestores Culturais em JP

Foto: Reprodução
A capital paraibana vai sediar, entre os dias 23 e 25 de abril, o II Encontro Nacional de Gestores Culturais, que reunirá representantes de todo o Brasil para discutir os caminhos e desafios das políticas públicas voltadas à cultura. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participará da mesa de abertura do evento, marcada para esta quarta-feira (23), às 19h, no Centro de Convenções de João Pessoa.
Ao longo dos três dias de programação, dirigentes do Ministério da Cultura (MinC) estarão presentes em mesas de debate, oficinas e atividades formativas com o objetivo de fortalecer a atuação de estados e municípios na construção de políticas culturais consistentes e articuladas.
Na quinta-feira (24), o secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, participa do painel “Virada de Chave: um novo horizonte para as políticas culturais e o papel dos entes federativos”. No mesmo dia, a subsecretária de Gestão Estratégica, Letícia Schwarz, estará no debate “Cultura, Economia e Sociedade: o poder dos dados na formulação das políticas culturais”.
A programação da sexta-feira (25) contará com a presença do secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, no debate “Arte, Cultura e Educação: um diálogo para o desenvolvimento humano”, e da presidenta da Funarte, Maria Marighella, que participa da mesa “Políticas Culturais para além do fomento: construindo estratégias de longo prazo”.
Também estão previstos encontros temáticos sobre segurança jurídica, marco regulatório do fomento e pactuação federativa na cultura, com a presença da secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins. Pesquisadores da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) também integram os debates.
Durante o encontro, o Iphan fará o lançamento do projeto “Andanças do Patrimônio”, que busca promover a construção participativa do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural.
O MinC contará ainda com um estande permanente no local, para apoiar os gestores estaduais e municipais na adesão ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Oficinas e rodas de diálogo também fazem parte da programação, que pode ser consultada no site oficial do evento.
Paraíba Master com informações do PBAgora