3 de maio de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Campina Grande ganha projeção nacional como agente de mudança no Brasil

 Campina Grande ganha projeção nacional como agente de mudança no Brasil

Foto: Divulgação

#Compartilhe

Novembro de 2021, mais precisamente o dia 8, é uma data histórica para Campina Grande. Foi neste dia que a Rainha da Borborema passou a integrar a seleta rede de cidades criativas da UNESCO, na categoria de Artes Midiáticas (Média Arts). Apenas 49 cidades, em todo mundo, fazem parte deste grupo.

O pedido de reconhecimento foi elaborado pela Prefeitura de Campina Grande, na qual o prefeito Bruno Cunha Lima se comprometeu a apoiar as atividades do segmento da mídia local, atuando na atração e manutenção na cidade de capital humano e financeiro de qualidade através de novos investimentos junto às empresas, produtos e serviços.

No último dia 24 de abril, o portal O Antagonista publicou uma matéria com o título “Essas cidades estão silenciosamente revolucionando o Brasil”, citando Campina Grande junto a Belém-PA, Paraty-RJ, Brasília-DF e Salvador-BA. A referência a Campina Grande foi feita como “uma Cidade Criativa das Artes Midiáticas. A cidade combina tradição e tecnologia, integrando eventos culturais a projetos digitais e soluções criativas, destacando-se como um centro de inovação”, afirmou a publicação.

Entre as ações desenvolvidas na cidade, e que justificam o reconhecimento, estão, por exemplo, o Edital Biliu de Campina, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que visa impulsionar a produção cultural e a diversidade com a injeção de mais R$ 1.494.000,00, promovendo um ambiente onde a arte e a cultura possam florescer e impactar positivamente a população campinense.

Outro ponto de destaque é a requalificação do Cine Capitólio, obra que está caminhando a passos largos, gerida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Com a requalificação, o Cine Capitólio se tornará “Capitólio da Educação”. De acordo com a Prefeitura, o lugar deve oferecer atividades artísticas, culturais e educacionais, destinadas aos estudantes da cidade.

São apenas dois exemplos do que vem sendo feito em Campina Grande, significando a cidade aos reconhecimentos de organizações como a UNESCO, e órgãos de imprensa como O Antagonista encerra a matéria citando que “o reconhecimento de Campina Grande reflete seu compromisso em usar a criatividade para promover o desenvolvimento sustentável, unindo tradições culturais com as oportunidades tecnológicas”.

Paraíba Master com informações do ParlamentoPB

Relacionados