Túmulo de papa Francisco está aberto para visitantes

Foto: Divulgação
O túmulo do Papa Francisco foi aberto à visitação do público neste domingo (27), um dia depois da missa no Vaticano, do cortejo pelas ruas de Roma até a Basílica Santa Maria Maior e da reservada cerimônia de sepultamento. Já no sábado, dezenas de católicos aguardavam ansiosos pela abertura do centro religioso para que pudessem prestar homenagens diante da tumba do Pontífice.
Francisco foi enterrado no sábado (26/04), na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. A cerimônia contou com a presença de líderes de governo e de Estado de diversos países.
Sete papas já foram enterrados nesta basílica, o último deles Clemente IX, em 1669, além de outras personalidades, como o arquiteto e escultor Bernini, autor da colunata da Praça de São Pedro.
Jorge Bergoglio, muito ligado ao culto da Virgem Maria, costumava rezar neste templo, que oficialmente faz parte do território do Vaticano, na véspera ou no retorno de cada uma de suas viagens ao exterior.
Presidido pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, o rito final da despedida foi fechado ao público na basílica, onde Francisco pediu para ser enterrado. Este é o primeiro sepultamento de um Pontífice fora do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.
Ontem, o Vaticano divulgou imagens do momento em que o caixão de Francisco é preparado para ser inserido na tumba, feita em mármore de origem lígure e inscrita apenas com “Franciscus”, seu nome papal em latim, como pedira o Pontífice em testamento.
De acordo com o Vaticano, o sepultamento durou cerca de 30 minutos. Durante a cerimônia, o caixão permaneceu alguns minutos em frente ao ícone de Maria, onde o Pontífice costumava orar, e crianças levaram flores brancas ao altar.
Paraíba Master com informações do PB Agora