9 de maio de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Paraíba já soma mais de 1,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda neste ano

 Paraíba já soma mais de 1,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda neste ano

Foto: divulgação / PMJP

#Compartilhe

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) divulgou o Boletim Epidemiológico Nº 05/2025, com dados atualizados sobre a circulação de vírus respiratórios no estado. A publicação ocorre em um período sazonal – que vai de março a junho -, caracterizado pelo aumento de síndromes gripais e respiratórias. Como parte da campanha estadual de vacinação contra a Influenza, será realizado neste sábado (10) o Dia D de Divulgação e Mobilização Nacional, com abertura oficial às 8h em Cabedelo, na Avenida Mar das Antilhas, ao lado da Unidade de Saúde da Família Intermares, próximo à Praça Durval Portela de Andrade.

A ação tem como objetivo reforçar a vacinação contra a Influenza e ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, sobretudo crianças a partir de 6 meses, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Também será realizada a Multivacinação voltada à atualização da caderneta de vacinação de todo o público, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos. Em todo o estado, 751 pontos de vacinação estarão funcionando, com oferta das vacinas recomendadas.

A estratégia estadual, iniciada em 31 de março, segue até o dia 30 de maio. Até o momento, foram aplicadas 271.790 doses, sendo 198.624 destinadas a grupos prioritários, o que corresponde a 18,88% de cobertura vacinal. A meta da campanha é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, estimado em 1.052.071 pessoas, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos. Para os demais grupos (como puérperas, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, quilombolas, caminhoneiros e pessoas com comorbidades), é avaliado apenas doses aplicadas.

De acordo com o boletim, os vírus com maior circulação no estado são Influenza A, SARS-CoV-2 (Covid-19) e Rinovírus, especialmente nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita e Cajazeiras. Até a Semana Epidemiológica 18, encerrada em 3 de maio, foram registradas 1.266 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), das quais 306 foram confirmadas por RT-PCR, exame de biologia molecular que detecta o agente viral por meio de amostras respiratórias.

Entre os casos confirmados, 154 foram por Covid-19, 71 por Rinovírus e 44 por Influenza A. O boletim também registra 45 óbitos por Covid-19 e 17 por outros vírus respiratórios, incluindo dois por Influenza A, ocorridos em João Pessoa e Campina Grande. As faixas etárias mais atingidas são crianças menores de 5 anos e idosos acima de 60.

A coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações da SES-PB, Márcia Mayara Fernandes, ressalta a importância estratégica da mobilização como ferramenta essencial para ampliar o alcance da vacinação, visto que a vacina da Influenza protege contra os vírus Influenza A e B, já em circulação na Paraíba. “Os dados do boletim mostram que estamos em um momento de circulação intensa de vírus respiratórios em várias regiões do estado. A vacinação continua sendo a medida mais eficaz para prevenir formas graves e reduzir internações. O Dia D é uma estratégia tradicional dentro da campanha, pensada para ampliar o acesso da população à proteção”, afirmou.

A SES-PB recomenda que pais, responsáveis e demais integrantes dos grupos prioritários procurem o ponto de vacinação mais próximo neste sábado (10), levando um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.

Paraíba Master com informações do PB Agora

Relacionados