8 de maio de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Prefeitura fortalece luta por igualdade racial com coordenadoria criada para executar políticas públicas

 Prefeitura fortalece luta por igualdade racial com coordenadoria criada para executar políticas públicas

Foto: reprodução

#Compartilhe

A Prefeitura de João Pessoa avança na construção de uma sociedade mais justa e igualitária com a formação da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, órgão responsável por formular e executar políticas públicas voltadas à equidade racial e à valorização da diversidade étnico-cultural da cidade. Nesta quarta-feira (7), foi realizada a primeira reunião do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).

Para liderar essa importante iniciativa, a Coordenadoria conta com Carla Uedler Moreira, cuja trajetória é marcada pela luta pelos direitos humanos e pela promoção da equidade racial.

“É com muito orgulho e vontade de mudanças que assumo esta missão de estruturar ações que garantam a efetivação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo, da discriminação e das desigualdades socioeconômicas”, afirmou.

Para isso, já houve um primeiro passo: a realização da primeira reunião do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), consolidando a atuação conjunta entre governo e sociedade civil na defesa dos direitos da população negra, povos indígenas, população de religião de matriz afro-indígena-brasileira, comunidades ciganas, ribeirinhas e quilombolas, capoeiristas, mulheres negras, juventude negra, entre outros.

A reunião teve como pauta a organização da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada para ampliar o debate sobre estratégias de inclusão, reparação histórica e desenvolvimento de políticas que garantam direitos à população negra e aos povos e comunidades tradicionais.

A reunião do Compir, órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, teve grande representatividade, contando com ativistas da sociedade civil Marli Soares, Leo Negro, Jany Santos e Felipe Tavares, membros do Movimento Negro Unificado – MNU-PB e OPA, além de representantes da Prefeitura, incluindo a secretária das Mulheres, Vírgínia Veloso Borges, e integrantes da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), representada por Edilânia Vivian Silva dos Santos, bem como Luciano Antônio de Souza e Cláudia Flávia Gouveia Rodrigues da Secretaria de Habitação Social (Semhab), e Heitor de Lima Silva, da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), entre outros membros e conselheiros.

O encontro também contou com a participação do presidente do Compir, Lucian Souza da Silva, representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec); além do coordenador da Promoção e Cidadania LGBT, Geraldo Leite Filho. O Ministério da Igualdade Racial (MIR) esteve presente virtualmente, reforçando o compromisso nacional com a agenda antirracista e a construção de políticas públicas eficazes.

A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial fica localizada no Parque Solon de Lucena, nº 216, Centro de João Pessoa.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados