Carreta com transformador avança pela BR-101 e causa alterações no trânsito da BR-101, em Alhandra, na Paraíba

foto: divulgação/PRF-PE
A ‘carreta do transformador’ segue percorrendo a BR-101 na Paraíba e após iniciar o deslocamento no trecho que corta o município de Caaporã, no Litoral Sul, o comboio agora se encontra em Alhandra. A informação foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal da Paraíba (PRF-PB).
Segundo o órgão, a combinação veicular se encontra em frente a Unidade Operacional da PRF em Mata Redonda, no km 108 da BR-101.
Provisoriamente, o trânsito está sendo desviado pela via lateral. A previsão de reinício da escolta às 22h00 nesta quinta-feira (8) finalizando às 06h00 na sexta-feira (9) na BR 101 Km 88, Viaduto de Oitizeiro.
Sobre o transformador
O transformador tem 250 toneladas, 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. Ele foi produzido na China e transportado ao país pela CTG Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.
Ele será transportado por uma carreta com 113,7 metros de comprimento, a uma velocidade média de 7 km/h. Todo o comboio (carreta + transformador) pesa 600 toneladas.
Para que serve o equipamento?
Segundo a CTG Brasil, o equipamento tem como função transformar energia eólica em elétrica, levando tal tipo de energia para o sistema elétrico nacional. O equipamento foi produzido na China e chegou ao país por meio de navio.
Sobre o Complexo Eólico
O Parque Eólico Serra da Palmeira será composto por 108 aerogeradores e uma potência instalada de 648 MW, capacidade suficiente para abastecer até 1,7 milhão de pessoas, segundo a CTG Brasil. Conforme a empresa, contribuirá “significativamente para a matriz energética renovável do país”.
Paraíba Master com informações do ClickPB