Transporte de transformador atravessa a Grande João Pessoa e segue viagem até Sobrado

foto: reprodução/instagram/@jailsondebike
A ‘carreta do transformador’ segue percorrendo trechos de rodovias federais na Paraíba. Após iniciar o deslocamento no trecho que corta o município de Caaporã, no Litoral Sul e passar por Alhandra, também no Litoral Sul, o comboio passou pelos municípios de João Pessoa e Bayeux e agora se encontra em um trecho da BR-230 em Santa Rita.
A informação foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal da Paraíba (PRF-PB). Segundo o órgão, a ‘carreta’ encontra-se estacionada no Km 40, nas imediações do acesso à Santa Rita e empresa Alpargatas.
A Previsão de reinício da escolta é às 6h de amanhã (10), com previsão de término às 14h na Unidade Operacional da PRF em SOBRADO.
Sobre o transformador
O transformador tem 250 toneladas, 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. Ele foi produzido na China e transportado ao país pela CTG Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.
Ele será transportado por uma carreta com 113,7 metros de comprimento, a uma velocidade média de 7 km/h. Todo o comboio (carreta + transformador) pesa 600 toneladas.
Para que serve o equipamento?
Segundo a CTG Brasil, o equipamento tem como função transformar energia eólica em elétrica, levando tal tipo de energia para o sistema elétrico nacional. O equipamento foi produzido na China e chegou ao país por meio de navio.
Sobre o Complexo Eólico
O Parque Eólico Serra da Palmeira será composto por 108 aerogeradores e uma potência instalada de 648 MW, capacidade suficiente para abastecer até 1,7 milhão de pessoas, segundo a CTG Brasil. Conforme a empresa, contribuirá “significativamente para a matriz energética renovável do país”.
Paraíba Master com informações do ClickPB