21 de maio de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Forças de segurança realizam treinamento para garantir segurança no São João 2025 em Campina Grande

 Forças de segurança realizam treinamento para garantir segurança no São João 2025 em Campina Grande

Foto: Reprodução

#Compartilhe

A Segurança Pública da Paraíba realizou, na noite dessa terça-feira (20), uma simulação de incidente com múltiplas vítimas no Parque do Povo, em Campina Grande. A atividade integrou o plano estratégico de segurança para o evento “O Maior São João do Mundo”, que este ano terá 38 dias de programação. A atividade contou com a participação de 350 pessoas, entre profissionais de segurança, socorristas, técnicos e figurantes, com o objetivo de treinar e integrar as ações de resposta rápida a situações de crise em grandes eventos.

Durante a simulação, foi empregada uma estrutura operacional que reproduziu um cenário realista de emergência, com a atuação coordenada de diversas forças estaduais, municipais e federais. O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba resgatou 40 vítimas fictícias, utilizando o protocolo START (Simple Triage and Rapid Treatment), amplamente adotado em incidentes dessa natureza.

Segundo o secretário-executivo da Segurança e Defesa Social, Lamark Donato, o sucesso da simulação demonstra a capacidade de atuação conjunta das instituições envolvidas na segurança do evento. “Estamos lidando com um dos maiores eventos populares do País, que atrai milhares de pessoas. A integração das Forças é fundamental para garantir a tranquilidade da população e a rápida resposta em qualquer tipo de ocorrência. Esse exercício simulado foi essencial para avaliarmos nossos protocolos e fortalecermos nossa capacidade de atuação”, afirmou.

Além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil, com Instituto de Polícia Científica, participaram da simulação equipes do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ministério Público, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e empresas privadas responsáveis pela estrutura do evento. A cooperação entre os diferentes órgãos permitiu a testagem de fluxos operacionais e comunicação em tempo real.

O comandante do 2º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, coronel BM Jean Benício, destacou o nível de preparação da tropa e o rigor técnico da operação. “Simulações como esta nos permitem treinar cenários complexos e alinhar condutas entre os diversos envolvidos. Atuamos no salvamento, triagem, estabilização e transporte das vítimas fictícias, além de coordenar a atuação das unidades móveis e do GTA. É uma preparação fundamental para o São João, onde a agilidade e a eficiência fazem toda a diferença na preservação de vidas”, pontuou.

Foco na tecnologia – O exercício também teve como ponto central o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), responsável pela coordenação e despacho das equipes em tempo real. Contando com 185 câmeras dentro do Parque do Povo, o CICC opera com tecnologias de ponta, como o sistema de reconhecimento facial nos acessos principais do evento e integração com bancos de dados de diversos órgãos da segurança pública.

A coronel BM Jousilene Sales, diretora do CICC da 2ª Reisp, destacou a relevância do monitoramento integrado. “O Centro atua como cérebro da operação, permitindo o acompanhamento em tempo real das ocorrências e a distribuição rápida das viaturas. Com o apoio das câmeras, conseguimos identificar padrões de comportamento, combater delitos e acionar os recursos necessários com precisão. O reconhecimento facial é mais uma ferramenta que reforça o controle de acesso e a segurança do público”, explicou.

Gestão – O secretário-executivo da Sesds, Lamark Donato, acompanhou cada fase da simulação e reforçou a importância da mobilização antecipada. Para ele, o planejamento prévio e a simulação prática são instrumentos indispensáveis para garantir uma festa segura do início ao fim. A ação também foi acompanhada por representantes dos órgãos convidados, que elogiaram o grau de organização e o comprometimento das equipes envolvidas.

No encerramento da simulação, todas as instituições participaram de uma avaliação no próprio Parque do Povo, onde foram discutidos os pontos fortes e as oportunidades de aprimoramento identificadas durante a atividade.

Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba

Relacionados