Atividades do pêndulo da Pedra da Boca, em Araruna, são suspensas temporariamente

Foto: reprodução
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) determinou a suspensão temporária do funcionamento do “Pêndulo da Boca”, disponível no Parque Estadual da Pedra da Boca, município de Araruna. A medida, que atende a uma recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), faz parte de um conjunto de ações em curso para melhorar a gestão do espaço e garantir a segurança dos visitantes. Apesar disso, o parque continua aberto normalmente, com todas as demais atividades liberadas.
A orientação do MPPB considera aspectos de segurança e a regularização da exploração comercial do Parque, que é uma Unidade de Conservação estadual. A Sudema vai promover uma licitação para contratar a empresa responsável pela realização da atividade, que é um dos principais atrativos turísticos da região. O funcionamento do pêndulo será mantido de forma segura, legal e em conformidade com os princípios da gestão pública e da preservação ambiental.
A suspensão ocorre em um momento em que o Parque passa por uma série de medidas para aprimoramento do uso do espaço e garantia da melhor gestão ambiental. Entre as ações, estão a construção do Plano de Manejo, já finalizado, do Plano de Uso Público, que está em andamento, e do Plano de Gestão de Riscos, em fase de contratação.
O local vai ganhar também a sua sede própria, que está em construção. Com isso, a Pedra da Boca vai contar com espaço para camping e estacionamento de motorhomes, base de apoio para pesquisadores, guias turísticos e profissionais de segurança, como também salas variadas de estímulo ao conhecimento e aprendizado.
Paraíba Master com informações do Portal T5