23 de junho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Cícero Lucena apresenta avanços de João Pessoa no 2º Encontro Paraibano de Câmaras Municipais

 Cícero Lucena apresenta avanços de João Pessoa no 2º Encontro Paraibano de Câmaras Municipais

Foto: reprodução

#Compartilhe

O prefeito Cícero Lucena apresentou a palestra ‘João Pessoa: mais que a queridinha do Brasil’, nesta quinta-feira (29), durante o 2º Encontro Paraibano de Câmaras Municipais, promovido pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na ocasião, o gestor destacou os avanços e investimentos que têm feito da capital paraibana uma cidade mais humana, acessível, inclusiva e preparada para o futuro.

O 2º Encontro Paraibano de Câmaras Municipais segue nesta sexta-feira (30), no Centro de Convenções de João Pessoa. Neste primeiro dia, o evento começou com a apresentação de stand-up do humorista Zé Lezin. Em seguida, o vereador e artista Mô Lima realizou a execução do Hino Nacional tocando sanfona.

Em sua palestra, Cícero Lucena ressaltou o orgulho em governar a terceira capital mais antiga do Brasil, “onde o sol nasce primeiro”, e reafirmou seu compromisso com uma gestão voltada para o desenvolvimento humano e sustentável.

Entre os destaques, ele reforçou os investimentos robustos na Educação. Segundo ele, 50% das escolas municipais já foram reconstruídas, com padrão de qualidade, inclusão digital e distribuição de tablets a partir do 3º ano. Professores foram equipados com Chromebooks e, nas salas de aula, programas de formação em programação capacitam alunos dos 8º e 9º anos, com mil deles atuando como monitores remunerados. Além disso, 200 tutores universitários dão suporte a esses estudantes.

“A atenção especial às crianças autistas também é um marco dessa gestão. A rede municipal de ensino já atende mais de 3.750 crianças com o suporte de 2.500 cuidadores. Nossas escolas se transformaram em ninhos de amor”, ressaltou Cícero Lucena, destacando a instalação de salas de crise e mesas digitais para melhor adaptação e acolhimento.

Saúde pública de qualidade – João Pessoa registra avanços estruturantes. O Município zerou a fila de cirurgias com o programa ‘Opera João Pessoa’, em parceria com o programa ‘Opera Paraíba’, do Governo do Estado. Também retomou cirurgias bariátricas e criou um SPA no Hospital Municipal Santa Isabel para pacientes com obesidade. Outras ações incluem a criação do Hospital Dia, serviço próprio de hemodiálise e atendimento emergencial para vítimas de infarto, com sistema de exames integrado ao Ministério da Saúde (MS).

Até outubro deste ano, a cidade deve alcançar 100% de cobertura com as Equipes de Saúde da Família (ESFs), somando 242 equipes. Além disso, o novo modelo das ‘Upinhas’ – unidades que funcionarão 24h – será implantado nos cinco Distritos Sanitários da Capital, reforçando a atenção primária noturna.

Mobilidade, turismo e crescimento econômico – O prefeito destacou ainda o projeto ‘Orla Sul’, que integra mobilidade, turismo e lazer em parceria com o Governo do Estado. Os corredores urbanos estão sendo transformados em parques lineares, reforçando a proposta de uma cidade mais verde e integrada.

João Pessoa também vive um momento de aquecimento econômico. O PIB cresceu 7,7%, com mais de 50 mil empregos gerados nos últimos três anos. Programas como o ‘Eu Posso’, em parceria com o Sebrae, oferecem microcrédito e qualificação a microempreendedores. Iniciativas como ‘Viva o Centro’ buscam revitalizar o Centro Histórico com incentivos fiscais e parceria estadual, o que já resultou no aumento de 83% da arrecadação municipal.

Com apoio do Governo da Paraíba, a cidade vem se destacando no cenário turístico nacional e internacional. O polo turístico em implantação prevê R$ 2 bilhões em investimentos, com 14 mil novos leitos e previsão de geração de 25 mil empregos. Eventos como o Forró Verão, que reuniu milhares de pessoas, também reforçam a vocação cultural e turística da Capital.

Desenvolvimento social – O governador João Azevêdo destacou a importância do protagonismo do gestor público na efetivação das políticas públicas e no fortalecimento dos setores estratégicos do Estado. Segundo ele, quando o governo passa a investir de forma planejada em uma determinada área, atrai naturalmente novos investimentos, impulsionando o desenvolvimento.

“A Paraíba, hoje, se destaca por sua estabilidade econômica, equilíbrio fiscal e segurança jurídica e política – pilares que criam um ambiente propício para o crescimento sustentável. Indicadores como o Índice de Progresso Social têm mostrado que o estado está avançando não apenas economicamente, mas também na qualidade de vida dos paraibanos”, ressaltou.

Reconhecimento e municipalismo – O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Weder de Oliveira, que participou do evento, foi homenageado com o título de Cidadão Pessoense e destacou o potencial turístico e econômico da Paraíba. Em sua palestra, defendeu o fortalecimento do municipalismo e a cooperação entre os entes federativos como pilares para o desenvolvimento do País.

“A nossa Constituição assegura o progresso nacional em áreas como saúde, educação, habitação e social. Para isso, é necessário o alinhamento entre governos federal, estadual e municipal”, relatou.

O presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley, agradeceu aos participantes e destacou a importância do encontro para o fortalecimento do parlamento municipalista.

“É uma satisfação estar reunindo aqui tantos chefes e atores do Legislativo, não só da Paraíba, mas do Brasil inteiro, vários representantes de entidades sérias de todo o País. João Pessoa hoje está com prestígio, realizando um evento com mais de 1.600 inscritos, que já é um sucesso”, destacou.

O evento ainda contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira; e da presidente da União de Vereadores do Brasil na Paraíba, Waleska Maimone.

Paraíba Master com informações da Prefeitura de João Pessoa

Relacionados