21 de junho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Governador sanciona lei que autoriza vacinação domiciliar para pessoas com autismo na Paraíba

 Governador sanciona lei que autoriza vacinação domiciliar para pessoas com autismo na Paraíba

Foto: Divulgação

#Compartilhe

O governador da Paraíba, João Azevêdo, sancionou a lei que garante às pessoas com autismo residentes no estado o direito à vacinação domiciliar, sempre que necessário. A medida busca assegurar o acesso adequado e respeitoso aos serviços de imunização, de acordo com as necessidades individuais desse público. A sanção foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado (DOE-PB).

Foto: Reprodução

A Lei nº 13.717, de 5 de junho de 2025, de autoria do deputado João Paulo Segundo, define as diretrizes para a vacinação domiciliar de pessoas com autismo na Paraíba. De acordo com o texto, a vacinação em domicílio contempla a aplicação de vacinas em casa em diferentes situações — entre elas, quando a pessoa com autismo não puder se deslocar até um posto de vacinação em razão de suas características individuais, necessidades de saúde ou condições especiais. O atendimento deverá incluir todas as etapas do processo: avaliação prévia, aplicação da vacina e registro adequado, realizadas no próprio ambiente residencial.

A vacinação domiciliar será realizada por profissionais de saúde capacitados e treinados para atender às necessidades específicas das pessoas com autismo. Durante o atendimento, o profissional deverá garantir um ambiente tranquilo e adaptado para a aplicação das vacinas.

Ainda segundo a lei, a vacinação domiciliar será oferecida como uma opção, cabendo à pessoa com autismo — ou, quando necessário, a seus responsáveis legais — decidir pela adesão ao serviço. A escolha deverá sempre considerar o melhor interesse da pessoa atendida.

Por Paraíba Master

Relacionados