17 de junho de 2025
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Correios passam a esclarecer descontos no INSS a partir desta segunda-feira (16); veja como funciona

 Correios passam a esclarecer descontos no INSS a partir desta segunda-feira (16); veja como funciona

Foto: reprodução

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A partir desta segunda-feira (16), os aposentados e pensionistas do INSS já podem procurar agências dos Correios para consultar respostas enviadas pelas entidades responsáveis por descontos aplicados nos benefícios. Conforme noticiado pelo ClickPB, o novo serviço permite que os beneficiários acompanhem o resultado de contestações feitas anteriormente.

As justificativas estão sendo liberadas de forma gradual. Portanto, quem já questionou algum valor descontado pode começar a receber o retorno da instituição envolvida e entender quais providências tomar em seguida.

De acordo com dados oficiais, mais de 900 mil atendimentos já foram realizados nas agências dos Correios em todo o país. A relação de unidades que prestam esse serviço está disponível nos sites dos Correios e do INSS. Os beneficiários também podem buscar informações por meio da central telefônica 135.

Nas agências, é possível:

  • Verificar se houve descontos no benefício;

  • Contestar valores não reconhecidos;

  • Confirmar descontos autorizados;

  • Acompanhar o andamento da contestação (após 15 dias úteis);

  • Visualizar documentos apresentados por associações;

  • Obter protocolo com orientações para dar continuidade pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Caso a entidade não envie resposta ou informe não possuir documentos, o INSS iniciará um processo para que os valores sejam devolvidos. Nessa situação, o beneficiário não precisa tomar nenhuma ação imediata, apenas acompanhar o processo pelos canais oficiais.

Segundo o ClickPB, o INSS já começou a enviar Guias de Recolhimento da União (GRUs) para que as instituições devolvam o dinheiro cobrado de forma indevida. Se a guia não for paga em até cinco dias úteis, a Advocacia-Geral da União poderá ser acionada para responsabilizar os envolvidos.

Se a entidade alegar que há um processo judicial ou apresentar documentos, o aposentado ou pensionista deve se posicionar informando se concorda ou não com o conteúdo. Isso pode ser feito pelo app Meu INSS ou nas agências dos Correios, no prazo de até 30 dias corridos após o recebimento da resposta.

É importante lembrar que o INSS não envia mensagens via WhatsApp, e-mail, SMS ou ligações com links. Todas as informações devem ser acessadas exclusivamente pelos canais oficiais. Em caso de dúvida, a recomendação é não compartilhar dados pessoais com terceiros.

Por Paraíba Master

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