Greve dos Trabalhadores da construção civil em João Pessoa entra em vigor esta segunda-feira (16)

Foto: Divulgação
Os operários da construção civil em João Pessoa iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (16), em protesto pelo não cumprimento de um acordo firmado com as empresas do setor em abril. A paralisação foi decidida em assembleia realizada no domingo (15), convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada e do Mobiliário da Capital (Sintricom-JP), conforme reportagem do portal Paraíba Já.
De acordo com o sindicato, as propostas apresentadas pelo Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário da Paraíba (Sinduscon-PB) não atenderam às demandas dos trabalhadores, que incluem um reajuste salarial de 7,51%, melhorias na alimentação nos canteiros, como um café da manhã reforçado, além da complementação da cesta básica com itens como fubá, sardinha e, a partir de 2026, rapadura.
Francisco Demontier, presidente do Sintricom-JP, afirmou que as negociações não avançaram e que as empresas não respeitaram o acordo anterior, justificando a greve. Além disso, os trabalhadores denunciam tentativas de modificar a jornada semanal de trabalho, atualmente de segunda a sexta-feira. A paralisação atinge várias obras em João Pessoa, e o sindicato orienta os trabalhadores a permanecerem mobilizados até a resolução do impasse.
Por Paraíba Master