1 de julho de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Defesa Civil lança oficialmente sistema de alertas no Nordeste após fase de testes

 Defesa Civil lança oficialmente sistema de alertas no Nordeste após fase de testes

Foto: Yasmin Fonseca/MIDR

#Compartilhe

Começou a operar oficialmente, nesta quarta-feira (18), o Defesa Civil Alerta, novo sistema de comunicação emergencial do Governo Federal que envia notificações diretamente para os celulares da população. A ferramenta passa a funcionar nos nove estados do Nordeste e tem como objetivo alertar, de forma rápida e automática, sobre situações de risco como alagamentos, deslizamentos, vendavais e chuvas de granizo.

Os alertas serão disparados por meio da tecnologia cell broadcast, que permite o envio de mensagens com som audível, mesmo em aparelhos no modo silencioso. O conteúdo será definido exclusivamente pelas Defesas Civis estaduais, com base em critérios técnicos. Não é necessário cadastro para receber os avisos – qualquer celular conectado às redes 4G ou 5G nas áreas afetadas será notificado.

O lançamento nacional do sistema ocorreu após testes realizados no último sábado (14), em 36 municípios das capitais nordestinas. A cerimônia foi realizada no Ceatro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goes.

“Essa ferramenta foi criada para que o aviso chegue antes que o perigo alcance as pessoas. Nosso compromisso é salvar vidas, garantindo que a população receba alertas em tempo hábil para agir com segurança”, declarou o ministro.

O novo sistema complementa os canais já utilizados para comunicação de risco, como SMS, aplicativos de mensagem, TV por assinatura e Google Public Alerts. Ele atende à resolução da Anatel, de 2022, que estabeleceu a modernização da rede nacional de alertas.

Segundo o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, todos os estados brasileiros já foram capacitados para operar a nova ferramenta. A previsão é de que o sistema seja expandido oficialmente para as regiões Norte e Centro-Oeste no segundo semestre deste ano.

Por Paraíba Master

Relacionados